Cidades

Secretaria de Agricultura de Penedo cultiva Crotalária para combater o mosquito Aedes Aegypti

23/02/2016
Secretaria de Agricultura de Penedo cultiva Crotalária para combater o mosquito Aedes Aegypti
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

A guerra contra o mosquito Aedes Aegypti é de todos. Cada um deve dar sua parcela de contribuição contra o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. E neste engajamento, a Secretaria de Agricultura de Penedo também está presente.

A pasta aposta em um agente natural para contribuir plenamente com o combate ao mosquito. Técnicos trabalham no cultivo de uma sementeira da Crotalária. A espécie de planta e responsável por atrair um predador natural do mosquito, a libélula.

“Estamos com uma sementeira cultivando milhares de mudas da Crotalária. Essa é a contribuição da Secretaria de Agricultura no combate à dengue. Se todos estiverem unidos, podemos vencer. A planta é responsável por atrair a libélula, espécie de inseto alado que se alimento do Aedes Aegypti. E suas larvas, também se alimentam das larvas do mosquito. Um agente natural que pode contribuir muito nesta guerra. Mas, ainda sim, devemos continuar fazendo nossa parte, cuidando bem nossa casa, dos quintais e terrenos”, lembrou o secretário de Agricultura Ricardo Araújo.

O cultivo na sementeira dura 90 dias. Logo após, será distribuída e plantada neste primeiro momento, em outras secretarias do Município e praças públicas.  “Nesta primeira fase vamos distribuir e ajudar no plantio da Crotalária nas outras secretarias e prédios do Município. E também nas praças públicas. No segundo momento, vamos intensificar a distribuição das mudas à população”, concluiu Araújo.

A planta Crotalária em sua fase adulta pode chegar a três metros de altura. Logo que estiver pronta para distribuição, todos serão informados.