Geral

Rússia nega ataque a hospitais e acusa coligação internacional

16/02/2016
Rússia nega ataque a hospitais e acusa coligação internacional
(impala.pt)

(impala.pt)

A Rússia “recusa categoricamente” a acusação de que bombardeou hospitais na Síria, um deles apoiado pela organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), e responsabiliza a coligação internacional pelo ataque, afirmou hoje (16) o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov.

“Recusamos categoricamente e não aceitamos essas declarações”, respondeu Peskov a uma pergunta sobre se aviões russos bombardearam nessa segunda-feira dois hospitais na Síria.

“Aqueles que fazem essas alegações são sempre incapazes de prová-las”, acrescentou.

Segundo Peskov, nesse caso, é preciso levar em conta o que diz a fonte primária, que são as autoridades sírias”. Ele se referiu a declarações do embaixador sírio em Moscou, Riad Hadad, que acusou a coligação internacional do ataque ao hospital.

O hospital de Maarat Al Nuaman, no Norte da Síria, apoiado pela MSF, “foi destruído na realidade pelas forças aéreas dos Estados Unidos”, disse ontem o embaixador à televisão russa.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos responsabilizou as forças russas pelos ataques, afirmando que determinar os autores – sírios, russos ou da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos – com base no local do ataque, padrões de voo e tipo de avião.