Geral

Por medo do zika, musa dos EUA no futebol fala em não ir à Rio-2016

10/02/2016
Por medo do zika, musa dos EUA no futebol fala em não ir à Rio-2016
(Foto: Jen Fuller/ AFP)

(Foto: Jen Fuller/ AFP)

Uma das mais famosas jogadoras da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos, a goleira Hope Solo pode não estar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. A equipe ainda vai disputar o pré-olímpico da modalidade, a partir de hoje, mas o problema apontado pela atleta é outro: o zika vírus.

– Se eu tivesse de fazer uma escolha hoje, eu não iria (para as Olimpíadas). Eu nunca correria o risco de ter uma criança sem saúde. Não sei quando esse momento chegará para mim e Jerramy (Stevens, ex-atleta da NFL e marido da jogadora), mas eu pessoalmente reservo meu direito de ter um bebê saudável. Nenhum atleta competindo no Rio deveria encarar esse problema. Atletas mulheres já enfrentam tantas considerações diferentes e têm que fazer escolhas que atletas homens profissionais não precisam – disse a atleta, de 34 anos, à revista Sports Illustrated.

Vale lembrar que o aumento do número de casos de nascimento de bebês com microcefalia (má-formação do cérebro) no Brasil pode estar ligado à infecção de mulheres grávidas com o zika vírus. Mas a relação entre os casos ainda não foi comprovada.