Geral

Para combater crise de abastecimento, Venezuela estimula criação de hortas e pomares urbanos

29/02/2016
Para combater crise de abastecimento, Venezuela estimula criação de hortas e pomares urbanos
Jovens, idosos e beneficiários de programas sociais estão sendo convocados para o programa (Prefeitura Caracas)

Jovens, idosos e beneficiários de programas sociais estão sendo convocados para o programa
(Prefeitura Caracas)

Desenvolver uma cultura produtiva na população; superar o rentismo petroleiro e abastecer 20% das hortaliças consumidas nas principais cidades da Venezuela. Essas são algumas das metas do plano 100 Dias para o Plantio Urbano, lançado pelo governo do presidente Nicolás Maduro neste domingo (28/02).

“Acabou o modelo rentista, o modelo petroleiro. Vamos dar um salto para uma economia produtiva e que ao mesmo tempo garanta as conquistas sociais da Revolução. (…) Nós estamos dispostos a desenvolver o melhor recurso que tem este país. Sempre se disse que era o petróleo, mas o melhor recurso que este país tem são seus homens e mulheres, e estamos dispostos a produzir”, afirmou o vice-presidente Aristóbulo Istúriz, durante o lançamento do programa.

Para o desenvolvimento do projeto, serão destinados mais de 12 milhões de quilômetros quadrados de terra urbana para o plantio e espera-se a produção de 30 mil toneladas de produtos como alface, cenoura, pimentão, acelga, coentro, berinjela, pepino, tomate, cebola e outros.

Para atingir a meta, foram chamados os movimentos sociais do país, militantes do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), comunas, estudantes, conselhos comunais e integrantes da FANB (Força Armada Nacional Bolivariana).

Após o plantio, será realizada uma mobilização para a colheita e distribuição dos alimentos na vizinhança do plantio. Estima-se que inicialmente 1.300 pessoas serão abastecidas pela medida.

O objetivo é que 20% dos produtos consumidos nas oito cidades principais do país (Barcelona, Barquisimeto, Caracas, Los Teques, Maracaibo, Maracay, Mérida e Valência) venham das hortas e pomares urbanos.

O prefeito de Caracas, Jorge Rodríguez, afirmou que, na cidade, serão destinados 409 hectares de terras e que a expectativa é de que seja produzido 70% das hortaliças consumidas pelos caraquenhos. Ele esclareceu que a produção será realizada nos corredores agroprodutivos, na estrada velha de Los Teques, em terrenos urbanos da Grande Missão Vivienda e em tetos de edifícios.