Geral

Papa diz que viagem a México e Cuba é “desafiadora”

12/02/2016
Papa diz que viagem a México e Cuba é “desafiadora”

 

O papa Francisco disse a jornalistas, no avião que acaba de pousar em Cuba e depois segue para o México, que se trata de uma "viagem desafiadora, muito apertada, mas muito querida" (foto: reprodução)

O papa Francisco disse a jornalistas, no avião que acaba de pousar em Cuba e depois segue para o México, que se trata de uma “viagem desafiadora, muito apertada, mas muito querida” (foto: reprodução)

O papa Francisco disse a jornalistas, no avião que acaba de pousar em Cuba e depois segue para o México, que se trata de uma “viagem desafiadora, muito apertada, mas muito querida”. “Muito querida por meu irmão Cirilo I [líder da Igreja Ortodoxa Russa], por mim e também pelos mexicanos”, acrescentou.

O Pontífice se encontrará com o patriarca de Moscou, após mil anos de cisma entre as igrejas, em reunião histórica nesta tarde em Havana.

Sobre a etapa mexicana do roteiro, ele disse que seu “desejo mais íntimo” é contemplar “Nossa Senhora de Guadalupe, aquele mistério que se estuda, se estuda, se estuda e não há explicações humanas. Mesmo o estudo mais científico diz: ‘Isso é coisa de Deus'”.

Durante a viagem aérea, Francisco aproveitou para enviar mensagens aos líderes de França, Espanha e Portugal.

“Lembro de todos vocês em minhas orações e invoco a cada um a bênção de Deus para a paz e alegria”, dizem as mensagens enviadas ao presidente francês, François Hollande, ao rei de Espanha, Felipe VI, e o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva.