Geral

Obras do gasoduto Penedo-Arapiraca são vistoriadas pela Arsal e Algás

23/02/2016
Obras do gasoduto Penedo-Arapiraca são vistoriadas pela Arsal e Algás

(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

A construção do gasoduto Penedo-Arapiraca foi vistoriada na manhã desta terça-feira, 23, pelos presidentes da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) e da Gás de Alagoas S.A (Algás), respectivamente, Marcus Vasconcelos e Arnóbio 

Cavalcanti. Eles acompanharam também o início da fiscalização da obra por parte dos técnicos da Gerência de Gás Natural da Arsal.

 

“Cabe a Arsal, como agência reguladora, sobretudo neste momento, acompanhar a realização da obra, que nos foi apresentada desde o ano passado, dentro dos prazos estabelecidos pela Algás”, disse Marcus Vasconcelos, acrescentando que a conclusão das duas primeiras etapas, com extensão de 33 km, está prevista para abril do próximo ano.

 

Segundo o presidente da Arsal, um novo processo licitatório deve ser realizado ainda este ano para a construção dos outros dois trechos finais da obra. Marcus Vasconcelos destacou ainda que os atrativos, inclusive financeiros, da utilização do gás natural canalizado irão gerar demanda de novos empreendimentos na região.

 

Além dos gestores, também acompanharam a visita as diretoras-executivas da Arsal, Eulália Moraes, Patrícia Medeiros e Eliane Merten, técnicos da Agência e da Algás, o vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, secretários municipais e empresários da região, que devem se beneficiar com o projeto de interiorização do sistema de distribuição de gás natural canalizado para a cidade de Arapiraca. 

 

Clara Alves, gerente de Gás Natural da Arsal, destacou que toda a construção e montagem do gasoduto serão fiscalizadas pelos técnicos da agência. “Serão vistoriados aspectos técnicos e administrativos, como tempo de execução de cada trecho, cumprimento do cronograma, adequação ao projeto apresentado, equipamentos utilizados e procedimentos operacionais e de segurança adotados pela concessionária”, explicou.

 

O gasoduto Penedo-Arapiraca terá uma extensão total de 66 km e será construído em quatro etapas. Ao final, a obra irá permitir a distribuição do gás natural a partir da Estação da Algás em Penedo, passando pelos municípios Igreja Nova e São Sebastião até a futura estação da Companhia em Arapiraca.

 

O ponto de encontro da visita e da fiscalização foi a Estação de Regulagem de Pressão (ERP) da Algás em Penedo.