Geral

Maceió: Semptur realiza capacitação para guias do Projeto Jaraguá Vivo

17/02/2016
Maceió: Semptur realiza capacitação para guias do Projeto Jaraguá Vivo
Casario Histórico do bairro onde nasceu a capital alagoana (oto: Wesley Menegari)

Casario Histórico do bairro onde nasceu a capital alagoana
(oto: Wesley Menegari)

No próximo dia 23 de fevereiro, a Secretaria de Promoção do Turismo (Semptur) irá promover uma nova capacitação para guias turísticos da cidade interessados em atuar no projeto Jaraguá Vivo, um roteiro cultural que será lançado em março. Ao todo, são esperados cerca de 200 profissionais ligados ao Grupo de Receptivos de Alagoas (GRAL) e ao Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas – Singtur (AL), que receberão informações estratégicas sobre cada um dos diversos espaços que integram a rota, como museus, praças, institutos e a Igreja Mãe do Povo.

Durante o curso, as memórias da época da civilização do Açúcar e do povoamento do estado vão ser resgatadas por especialistas em arquitetura e história da cidade.  A ideia do projeto é proporcionar uma nova experiência turística na capital, valorizando os elementos artísticos e culturais do bairro mais antigo de Maceió.

“O potencial turístico de Maceió vai muito além da sua orla paradisíaca. Temos ainda muitas histórias para contar, expressões culturais autênticas e sabores capazes de cativar os mais diversos tipos de turistas. O projeto Jaraguá Vivo mistura tudo isso: um patrimônio arquitetônico singular, espaços culturais que revelam a vocação  artística do nosso povo, uma experiência gastronômica ao ar livre e ainda uma amostra da nossa vida noturna contagiante. Tudo isso em um cenário à beira-mar único”, reforça Jair Galvão, secretário de turismo de Maceió.

Através de um city tour a pé, que irá acontecer todas as quartas-feiras, a partir das 19h, os guias capacitados vão revelar os bastidores da história da vila que se formou ao redor de um pequeno engenho de açúcar do século 18, vindo dar origem à capital alagoana mais tarde. A região acabou se desenvolvendo por conta do excelente porto natural que abrigava, servindo à exportação de açúcar e algodão para a Inglaterra e outros mercados europeus. Com o crescimento dos negócios, o Jaraguá acabou se transformando na sede de bancos, companhias de navegação, consulados e alguns dos principais escritórios de exportação do Nordeste e, mais tarde, de prédios imponentes como a construção neoclássica da Associação Comercial.

Após a capacitação dos guias, no dia 25, a Secretaria de Turismo irá promover um roteiro piloto com as instituições envolvidas no projeto, antes do lançamento oficial para o público final. Depois de lançado, o produto vai ser operacionalizado por diferentes operadoras da cidade todas as

Além dos espaços culturais do bairro que abrigam obras da arte popular do estado, arquivos históricos, e importantes exposições, o tour vai incluir uma pausa gastronômica em uma praça de alimentação ao ar livre e encerramento ao ritmo de jazz no Rex Bar. Reinaugurada recentemente no bairro, a casa noturna tem como foco promover uma agenda musical sofisticada na capital e incentivar os maceioenses reviverem a época da boemia do Jaraguá que foi resgatada nos anos 2000.

Integram o roteiro do projeto: a Associação Comercial do Estado de Alagoas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Arquivo Público de Alagoas, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), a Igreja Mãe do Povo, Fundação Teotônio Vilela, Praça Dois Leões, Sindicato dos Estivadores de Alagoas, Rex Bar e Projeto Carro de chef (que reúne diferentes food trucks da cidade).

Também devem participar da formação integrantes das diferentes organizações parceiras da iniciativa como a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Alagoas – Sedetur, a Secretaria Municipal de Convivência Urbana – SMCCU, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT)  e o Rex Bar.