Geral

Indústria e governos discutem parceria em projeto sobre descarte de resíduos

24/02/2016
Indústria e governos discutem parceria em projeto sobre descarte de resíduos
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o governo alagoano iniciaram o diálogo para desenvolver ações com o objetivo de dar uma destinação mais nobre ao lixo produzido no Estado, com a parceria do governo de Pernambuco. A ideia é transformar um problema ambiental em fonte de renda e motor da sustentabilidade.

Nesta quarta-feira, 24, o presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, recebeu os secretários de Meio Ambiente de Alagoas, Alexandre Ayres, e de Pernambuco, Sérgio Xavier, o diretor-presidente do Instituto de Meio de Alagoas (IMA), Gustavo Lopes, e a representante da Braskem, Régia Melo, para uma reunião sobre o tema.
“Construir parcerias é muito importante, pois não se resolve o problema do descarte inadequado do lixo isoladamente. A participação da sociedade, do poder público e do setor produtivo fecha o ciclo, porque alimenta uma cadeia produtiva em que todos saem ganhando, já que o meio ambiente é uma questão de sobrevivência”, destacou José Carlos Lyra.
O secretário do Meio Ambiente pernambucano ressaltou que, para dar certo, os programas de educação ambiental devem contar com uma cadeia produtiva estruturada, tendo o setor industrial no centro de sua formulação. “O governo, a população, o setor produtivo, enfim, todos os envolvidos devem enfrentar este problema com criatividade. O governo de Pernambuco está disposto a se associar ao governo e à indústria de Alagoas para desenvolver soluções”, afirmou Sérgio Xavier.
Para o secretário Alexandre Ayres, a coleta seletiva somente é possível com a educação ambiental da população e o fortalecimento das cooperativas de catadores. Ele destacou algumas políticas públicas do governo de Alagoas neste sentido, como a elaboração do plano estadual de resíduos, e destacou as novas parcerias. “A indústria é de suma importância nestas ações”, disse.
Participaram da reunião o vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho, o superintendente executivo do Serviço Social da Indústria (Sesi), Carlos Alberto Pacheco Paes e a gerente de Qualidade de Vida da entidade, Cláudia Piatti.