Geral

Estado lança segunda edição do “Alagoas em Números”

18/02/2016
Estado lança segunda edição do “Alagoas em Números”
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

O Governo de Alagoas está empenhado em desenvolver um modelo de gestão pública que possa dar mais efetividade ao planejamento governamental, bem como levar, com transparência e eficácia, todas as informações necessárias à vida dos alagoanos.

E é com essa visão que a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) desenvolveu, por meio da superintendência da Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), um material com os dados econômicos e sociais mais recentes do Estado.

Intitulada como “Alagoas em Números”, a publicação contém informações com dados ligados a situação populacional alagoana, mercado de trabalho, Produto Interno Bruto (PIB), indústria, comércio exterior, saúde e educação, além de números referentes às áreas de telecomunicação e transporte do ano de 2015.

“Em linhas gerais, o Alagoas em Números é uma publicação anual elaborada pela Seplag que possui o intuito de disponibilizar diversas informações referentes à realidade socioeconômica alagoana. Sabe-se que a garantia do direito à informação a todos, assim como o direito de receber dos órgãos públicos informações de interesse particular ou coletivo é fundamental para o desenvolvimento do Estado”, salienta o superintendente da Sinc, Thiago Ávila.

E para facilitar o acesso, a Seplag está disponibilizando no portal Alagoas em Dados todas as informações contidas no folder. Além disso, estão sendo providenciados exemplares do material para a distribuição em algumas instituições de ensino alagoanas.

“Muitas vezes, esses tipos de informações não chegam até a população. Por isso, estamos disponibilizando a publicação na internet e, como de costume, faremos a distribuição e disseminação desse conhecimento em instituições de ensinos, como em faculdades e escolas públicas”, conta Ávila.

Para o secretário titular da Seplag, Christian Teixeira, fornecer dados socioeconômicos aos alagoanos, de maneira rápida e clara, é muito importante para o fortalecimento da transparência no poder público.

“Incentivar a produção e disseminação do conhecimento é relevante para garantir, entre outras coisas, a eficiência das políticas públicas. Além disso, a prestação de contas e dados se apresenta como um grande instrumento para a transparência no processo de gestão das organizações”, completa Teixeira.

Ainda de acordo com a Sinc, caso queira ter mais informações sobre as produções técnicas da superintendência ou quaisquer outros dados do tipo, o cidadão pode consultar o portal Alagoas em Dados.