Geral

Diteal inicia aulas de dança com estudantes da rede pública de ensino

24/02/2016
Diteal inicia aulas de dança com estudantes da rede pública de ensino
Além de aulas aulas de ballet clássico, história da dança, coordenação e noções de francês, alunos recebem noções de cidadania. (Foto: Ascom/Diteal)

Além de aulas aulas de ballet clássico, história da dança, coordenação e noções de francês, alunos recebem noções de cidadania. (Foto: Ascom/Diteal)

O projeto ‘Dança a Serviço da Educação’, desenvolvido por meio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), superou as expectativas iniciais e está atendendo 50 estudantes. Inicialmente estavam previstas 30 crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos, de escolas públicas estaduais e municipais.

Coordenado pelo Ballet Maria Emília Clarck, o projeto será desenvolvido durante um ano na Sala de Dança do Complexo Cultural Teatro Deodoro, onde os jovens estão tendo aulas de ballet clássico, história da dança, disciplinas de coordenação e noções de francês, além de lições de cidadania. Ao final do projeto, os alunos vão apresentar um espetáculo no Teatro Deodoro.

As aulas acontecem sempre nas segundas e quartas pela manhã e à tarde. E aos sábados, pela manhã, elas são realizadas com todos os 50 alunos. Entre eles, estão as gêmeas Sarah e Débora dos Santos Silva, de 11 anos, estudantes da Escola Nossa Senhora Aparecida, localizada no Vergel do Lago, em Maceió.

Elas afirmam que estão aprendendo muito com as aulas e que o projeto é uma oportunidade para as crianças que não têm tem condições de pagar uma aula numa academia de dança.

Já a bailarina Maria Emília Clarck, que coordena o projeto, diz que o trabalho é um desafio. “Não pegamos só os talentos prontos. Pegamos também aqueles que precisam ser mais trabalhados, o que é um grande desafio. Mas todos estão andando muito bem”, explica ela.

Apresentações – Maria Emília Clarck informa ainda que o espetáculo será apresentado nos dias 24, 25 e 27 de setembro, no Teatro Deodoro. “Além disso, acontecerão oito apresentações em espaços públicos que ainda serão escolhidos pela Diteal e coordenação do projeto”.

Para desenvolver o projeto ‘Dança a Serviço da Educação’, o Ballet Maria Emília Clarck, que venceu o edital, vai receber aporte financeiro oriundo da Diteal, no valor de R$ 25 mil.