Geral

Explosão em bairro turístico de Istambul deixa vários mortos

12/01/2016
Explosão em bairro turístico de Istambul deixa vários mortos
(Foto: AFP)

(Foto: AFP)

A explosão que matou ao menos 10 pessoas e feriu outras 15 nesta quinta-feira no coração histórico de Istambul foi causada por um suicida de origem síria, segundo o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

“Este ato terrorista foi cometido por um suicida de origem síria”, afirmou, em Ancara.

“Condeno energicamente este atentado terrorista. A Turquia é o alvo principal de todas as organizações terroristas ativas na região”, acrescentou.

Pelo menos 10 pessoas morreram e 15 ficaram feridas nesta terça-feira em uma potente explosão de origem desconhecida no bairro turístico de Sultanahmet, perto da basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul, em Istambul, informaram as autoridades locais.

O governo turco suspeita que a explosão tem origem “terrorista”, afirmou uma fonte do Executivo que pediu anonimato, confirmando informações da imprensa local.

Testemunhas citadas pelo canal CNN-Türk afirmaram que “a forte explosão foi ouvida em distritos afastados”.

A explosão, que aconteceu às 10H18 (6H18 de Brasília), foi ouvida e sentida na praça Taksim, a vários quilômetros de distância do bairro de Sultanahmet.

A Turquia vive em estado de alerta desde os atentados suicidas de 10 de outubro do ano passado que deixaram 103 mortos na estação ferroviária de Ancara. As autoridades atribuíram o ataque ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI).