Cidades

Escola Estadual Lucila Ribeiro, em São José da Tapera, terá escola em tempo integral

19/01/2016
Escola Estadual Lucila Ribeiro, em São José da Tapera, terá escola em tempo integral

Escola Estadual Lucila Ribeiro será uma das 13 unidades que iniciará o ano letivo de 2016 com o ensino em tempo integral

 

Treze novas escolas em todo o Estado deve começar o ano letivo de 2016 já com o regime de tempo integral. (Foto: Márcio Ferreira)

Treze novas escolas em todo o Estado deve começar o ano letivo de 2016 já com o regime de tempo integral. (Foto: Márcio Ferreira)

 

O governador Renan Filho, acompanhado do secretário de Educação, Luciano Barbosa, visitou, nesta terça-feira (19), a obra de reforma da Escola Estadual Lucila Ribeiro, localizada no município São José da Tapera, no Sertão de Alagoas. A unidade será transformada em ensino de tempo integral.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também visitou o terreno doado pela Prefeitura do município, onde será construído um Centro Integrado de Segurança Pública.

Renan Filho destacou que está percorrendo Alagoas para implantar as escolas em tempo integral e observar as reformas que o Estado está realizando nas unidades de ensino. Segundo ele, o Governo do Estado está reformando 70 escolas sem contrato emergencial, sem alarde, sem paralisar aula e, principalmente, sem fazer o aluno perder o ano.

“O alagoano deve lembrar que há muitos anos as escolas do Estado não passavam por reforma. E quando eram feitas, as obras eram em caráter emergencial e a sua qualidade não tinha como ser aferida”, disse. Segundo ele, o Estado está preparando 13 novas escolas em toda Alagoas para começarem o ano letivo de 2016 já com o regime de tempo integral.

Renan Filho comemorou o sucesso da implantação do ensino na primeira escola alagoana que adotou o tempo integral: a Escola Estadual Marcos Antônio, no Benedito Bentes, com evasão escolar zero, o que significa que nenhum aluno matriculado no início do ano saiu da escola.

“Isso significa que a escola é atrativa; ela mantém os jovens estudando e os prepara para o mercado de trabalho, porque as nossas escolas em tempo integral utilizam um ensino profissional no contraturno, como forma de facilitar a inserção no mercado de trabalho. Por isso nós estamos muito otimistas de levar o sistema de tempo integral para todo o Estado”, afirmou o chefe do Executivo.

Ainda em São José da Tapera, o governador visitou o terreno doado ao Estado pela Prefeitura para a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública. Ele explicou que tem acompanhado os dados do município, sobretudo o crescimento da cidade, inclusive os índices de violência, ao longo dos últimos anos.

“Em 2015, Alagoas foi o Estado que mais reduziu violência no Brasil, mas algumas cidades merecem atenção, e uma delas é São José da Tapera. Vamos investir no aumento do efetivo, construir um prédio dentro das novas tendências e tecnologias, para intensificar o trabalho das polícias Civil e Militar, o que vai, sem dúvida, fazer com que o município viva um novo momento do âmbito da segurança pública. O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça está definindo dez municípios prioritários para os investimentos e São José da Tapera entrou na primeira leva”, ressaltou.

Aproveitando a viagem, Renan Filho, discutiu com o prefeito Jarbas Pereira as questões da seca que atinge os municípios do Sertão alagoano. De acordo com ele, a Prefeitura faz um esforço muito grande para minimizar os impactos, e o Governo do Estado, ciente da situação, está realizando a maior operação carros-pipas que Alagoas já teve, o que, segundo o governador, ainda não é suficiente.

“Eu vou ver formas de ajudar um pouco mais o município, uma vez que, sozinho, ele coloca duas vezes mais água do que o Estado e o Governo Federal  juntos. São José da Tapera é uma cidade muito extensa e as águas do Canal do Sertão ainda não chegaram para ajudar a minimizar esse impacto da seca”, falou.

Renan Filho garantiu que, ainda este ano, a cidade São José da Tapera vai receber água do Canal do Sertão, o que representará um grande benefício para quem reside e tem propriedades no entorno do canal.

“A iniciativa vai ajudar, também, na redução do trajeto dos carros pipas e, sobretudo, oferecer condições para colocar água por adução, o que vai ser um grande avanço pra cidade”, finalizou o governador.