Geral

Avião com corpo passou por Gabão antes do Brasil

13/01/2016
Avião com corpo passou por Gabão antes do Brasil
Cadáver foi descoberto quando aeronave passava por manutenção no aeroporto (acima, foto de arquivo)

Cadáver foi descoberto quando aeronave passava por manutenção no aeroporto (acima, foto de arquivo)

O avião da Air France em cujo trem de pouso foi encontrado um corpo de um homem na tarde da última segunda-feira passou pelo Gabão, na África, antes de partir do Brasil rumo à França. A nacionalidade da vítima ainda não foi divulgada.

A aeronave passava por manutenção no aeroporto de Paris-Orly quando o cadáver foi descoberto. Segundo a imprensa francesa, autoridades acreditam se tratar de um caso de tentativa de imigração ilegal para o país.

O Boeing 777-300 partiu de São Paulo na sexta-feira (8) e chegou a Paris no sábado (9).

Dados do site Flight Radar mostram, contudo, que o mesmo avião ─ prefixo F-GSQG – havia decolado de Libreville, no Gabão, rumo à capital francesa dois dias antes (6).

A aeronave permaneceu em solo durante todo o dia seguinte, quinta-feira (7).

Fontes confirmaram à BBC Brasil que o avião “não é exclusivo da rota Paris-São Paulo” e passou pela África antes de vir para o Brasil.

Contatada pela reportagem, a Air France afirmou, por meio de um comunicado, que como a investigação ainda está em andamento, não vai fazer nenhum comentário sobre a “rota, origem da aeronave ou pessoa”.

“Air France confirma que um corpo foi encontrado no trem de pouso de um de seus Boeing 777-300, durante a operação de manutenção da aeronave. A companhia lamenta profundamente esse incidente trágico e se coloca à disposição das autoridades para colaborar com o processo de investigação em curso.

O corpo foi transferido ao Instituto Médico Legal de Paris para identificação.

“Infelizmente, são casos cada vez mais frequentemente em nossos aeroportos”, afirmou à BBC Brasil o comandante da Gendarmerie des Transports Aériens (GTA) de Paris-Orly.

Não é a primeira vez que um corpo é encontrado no compartimento de trem de pouso de um avião.

Em 2013, o corpo de um imigrante dos Camarões foi descoberto em circunstâncias similares no aeroporto Charles de Gaulle.

O trajeto entre São Paulo e Paris dura cerca de 11 horas. Devido às baixas temperaturas e à falta de oxigênio, é pouco provável, contudo, que um ser humano sobreviva dentro do compartimento nessas condições.

Além disso, o risco de ser esmagado pelo próprio trem de pouso no momento da aterrissagem torna a viagem ainda mais perigosa.