Geral

Tombado acervo do Museu Lasar Segall

21/12/2015
Tombado acervo do Museu Lasar Segall
Fachada do Museu Lasar Segall, que passou por reforma recente (Foto:  Sergio Guerini)

Fachada do Museu Lasar Segall, que passou por reforma recente (Foto: Sergio Guerini)

Reaberto em novembro deste ano, após 18 meses em obras, o Museu Lasar Segall recebe o tombamento definitivo de sua coleção. O acervo que compõe a coleção foi inscrito no Livro do Tombo das Belas Artes, conforme aviso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), publicado na sexta-feira (18) no Diário Oficial da União.

O Livro do Tombo das Belas Artes é o local onde são inscritos os bens culturais em função do seu valor artístico. O termo belas-artes é aplicado às artes de caráter não utilitário, opostas às artes aplicadas e às artes decorativas. Para a História da Arte, as belas artes imitam a beleza natural e são consideradas diferentes daquelas que combinam beleza e utilidade.

Museu Lasar Segall

O Museu Lasar Segall é um dos 29 museus administrados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura e está sediado no prédio que foi residência e ateliê de Lasar Segall (1891 – 1957), em São Paulo.

O espaço expõe obras do artista plástico lituano radicado no Brasil. Atua também como centro de atividades culturais, com visitas monitoradas, cursos nas áreas de literatura, gravura e fotografia, exposições e projeção de filmes. Abriga, ainda, uma ampla biblioteca especializada na arte dos espetáculos e fotografia. O Museu Lasar Segall fica na Rua Berta, 111, São Paulo (SP) e está aberto à visitação de quarta a segunda, das 11h às 19h.