Geral

Sesau alinha planejamento da saúde com técnicos de Campo Alegre e Junqueiro

22/12/2015
Sesau alinha planejamento da saúde com técnicos de Campo Alegre e Junqueiro
Planejamento é uma tecnologia de gestão para aprimorar o desempenho dos sistemas de saúde

Planejamento é uma tecnologia de gestão para aprimorar o desempenho dos sistemas de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) planejou com os técnicos de Campo Alegre as novas estratégicas para a promoção da saúde no município, que inclui as especificidades da criança, da mulher e do idoso. Também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Junqueiro, que também puderam conhecer o conteúdo da nova Lei Delegada.

Segundo a gerente de atenção primária da Sesau, Tania Queiroz, o objetivo do encontro foi traçar um plano de trabalho, alinhado ao planejamento do Estado para 2016, a fim de potencializar as ações de saúde indicadas para as necessidades dos munícipes.

“Em 2016, vamos continuar monitorando e avaliando os indicadores do município, fortaleceremos as ações em prol da saúde da criança, como o aleitamento, da mulher, com as citopatologias e mamografias, e do idoso, este conforme a Política Nacional da Saúde do Idoso. Continuaremos também com as capacitações, buscando sempre superar as dificuldades entradas pela Prefeitura”, informou a gerente.

Entre as equipes técnicas presentes estiveram as de Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Controle e Avaliação e do Programa Nacional de Imunização (PNI). “O planejamento contribui com a melhoria da qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) local, o que impacta positivamente na qualidade de vida dos cidadãos locais”, defendeu a gerente.

Vale destacar as academias e a saúde escolar esteve na pauta do encontro, assim como os indicadores do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle, apresentado pelo gerente da Análise de Saúde, Herbert Charles.

O planejamento é uma tecnologia de gestão para articular mudanças e aprimorar o desempenho dos sistemas de saúde. Planejar significa definir prioridades, mobilizar recursos e esforços em prol de objetivos conjuntamente estabelecidos, dentro de uma lógica transparente e dinâmica com o objetivo de orientar os processos do sistema de saúde em seus vários espaços.

“O SUS tem uma grande meta: saúde para todos. Porém, como toda grande construção social, existem inúmeras dificuldades na efetivação de seus princípios, bem como na concretização de seus objetivos. Mas acreditando que trabalhando, a gente consegue melhorar o bem estar social”, pontuou a secretaria de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.