Geral

Secretaria de Educação divulga resultado de Feira de Ciências

17/12/2015
Secretaria de Educação divulga resultado de Feira de Ciências
Protótipo de mão biônica da Escola Estadual Ana Lins foi o vencedor da competição; outros trabalhos também foram destaque na feira

Protótipo de mão biônica da Escola Estadual Ana Lins foi o vencedor da competição; outros trabalhos também foram destaque na feira

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou na quarta-feira (16) o resultado da terceira edição da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal). O evento, realizado no estacionamento do Maceió Shopping na última sexta-feira (11), reuniu 40 trabalhos produzidos por alunos da rede pública estadual nas áreas de Química, Matemática, Física e Biologia.

O protótipo de mão biônica da Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos, foi o vencedor da competição. Desenvolvido pelos alunos Clécio Soares dos Santos e Steffane Graziele da Silva, sob a coordenação do professor Diogo Tiago dos Santos, o projeto é reconhecido nacionalmente, tendo já sido apresentado na Mostra Nacional de Robótica, em Minas Gerais e na feira Ciência Jovem, em Pernambuco. A escola também conquistou o 5 º lugar da Feceal com pesquisa sobre a aceleração do processo de decomposição de sacolas plásticas.

O segundo lugar coube à Estadual de Ensino Integral Marcos Antônio Cavalcanti Silva, do Benedito Bentes, com trabalho sobre produção artesanal de iogurte de goiaba a partir de leites tipos A e C. De Olho d’ Água das Flores, no sertão alagoano, a Escola Ângelo Abreu obteve o terceiro lugar como trabalho “Projeto 3RS (Reduzir, Reciclar, Reutilizar), desenvolvimento sustentável”.

Já o quarto lugar foi para a Escola Francisco Leão, de Rio Largo, com projeto de construção de um destilador artesanal para a produção de etanol a partir do mel de abelhas.

Premiação

 

Cada projeto foi avaliado oficialmente por três professores: da Usina Ciências e do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal); do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) / Maceió e do Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen-AL).

A premiação dos trabalhos vencedores está prevista para acontecer na próxima segunda-feira, dia 22, a partir das 9h, no Palácio República dos Palmares.

O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, destaca a excelência dos projetos apresentados na feira. “Nossos alunos e professores se prepararam muito bem para esta edição da feira. São pesquisas com uma preocupação social, que tratam de questões que afetam toda a população”, avalia.

A coordenadora da Feceal, Nathally Marques, também parabeniza as escolas participantes. “A qualidade dos trabalhos este ano foi excelente e os alunos demonstraram total domínio do assunto. Todos estão de parabéns pelas produções e esperamos repetir o sucesso no próximo ano, com ampliação do número de trabalhos inscritos”, declara.