Geral

Noite de Natal: Dicas para quem quer fazer uma bela ceia sem gastar muito e ainda economizar tempo

24/12/2015
Noite de Natal: Dicas para quem quer fazer uma bela ceia sem gastar muito e ainda economizar tempo

22222222222222222

Dezembro chegou e com ele muitas festas, confraternizações e a tão esperada “Noite de Natal”. A culinária natalina, que inclui a ceia, às vezes deixa as pessoas nervosas, porque apesar de ser uma noite de festejos, existe o corre-corre do dia e muitos temem extrapolar o orçamento, já bastante comprometido, com a ceia de Natal.
Mas é possível realizar a ceia natalina sem gastar muito, e ainda servir um jantar mais tradicional, na noite do dia 24.
E o melhor: com muita criatividade.
Afinal, é o momento de reunir em torno da mesa todos aqueles que amamos – família, parentes e amigos. A ideia é confraternizar e agradecer, lembrando do nascimento de Jesus, o Messias, que veio ao mundo trazer Boas Novas. E quem vai dar as dicas para a ceia de Natal deste ano, é o advogado e pesquisador e produtor de eventos gastronômicos. Atualmente, ele cursa o último período do curso superior em Gastronomia, e também o curso técnico de Cozinha pelo SENAC. Ele mostra que dá para fazer pratos saborosos e sem gastar muito.
Segundo Marcos Vieira, a noite de celebração pode ter petiscos e entradas deliciosas, e o mais importante: simples de fazer. Igualmente, a ceia pode conter alimentos que já fazem parte do cotidiano, porém com outras apresentações. “A apresentação dos ingredientes na preparação dos pratos é que vai fazer a ceia ficar diferente e surpreender os convidados, tornando o jantar com um motivo a mais para prolongar a boa conversa à mesa”, explicou.
A véspera de Natal é a ocasião para você preparar algumas bebidas e petiscos para receber seus convidados.
As entradas são peças fundamentais para uma noite tão especial, pois elas agregam sabor às conversas e brindes. Os cardápios são variados e se adequam a todos os gostos e bolsos.

torradas com caprese

Torradas com mini caprese

Que tal servir torradas com mini caprese? Cortar fatias finas de pão adormecido na diagonal, esfregar um alho na superfície, levar ao forno para dar uma dourada, depois regar um pouco de azeite e sobrepor finas fatias de queijo mussarela, tomates e uma folha de manjericão por cima.

Creme Romeu e Julieta

A sobremesa é leve e simples, mas vai fazer toda a diferença

Para finalizar a ceia, nada melhor do que uma bela sobremesa. Que tal, recriar a tradicional Romeu e Julieta? É só derreter a goiabada com um pouco de vinho. À parte, prepare um creme à base de queijo de coalho e catupiry e requeijão com leite condensado, creme de leite e deixar gelar bem. Montar em camadas a goiabada, o creme de queijo, a goiabada, o creme de queijo, e por fim, acrescentar folhas de manjericão e servir.
Com jogo de cintura, você pode receber os amigos e preparar uma ceia deliciosa, prática, gastando muito pouco e com um belo visual.
Agora, é só aproveitar a ceia e o momento de confraternização com a família e amigos.

creme de abóbora (1)

Creme de Abóboras: cor e apresentação revelam um sabor a mais na estrada da ceia de Natal

Que tal começar por um creme de abóboras? Algo tão trivial, mas que tem um impacto pela cor e apresentação. Com uma abóbora média cortada e levada ao fogo com água, sal e pimenta do reino, cebola e alho, após cozinhar (deve ficar ao dente) deve ser colocada no liquidificador descascada, com um pouquinho da água, mais os temperos e verduras. Acrescentar um pouco de creme de leite para encorpar e balancear o sabor dos condimentos. Servir quentinho em pequenas porções com cubos pequenos de bacon frito por cima e uma folha de coentro para arrematar. Da abóbora você pode aproveitar a semente, onde previamente você vai limpá-las, secá-las ao sol – depois desse processo basta salgá-las e regar um pouco de conhaque e levá-las ao forno para dourarem. Finalize com tomate seco picado, flor de sal e ervas finas.

Frango desossado recheado

No lugar do tradicional peru, frango em versão sofisticada

O jantar pode surpreender ao ser servir um frango. Sim, o velho e bom frango em uma versão mais sofisticada. Basta desossá-lo. O processo é abrir com cuidado o frango limpo, retirando-lhe a carcaça sem retirar a carne. Após esse processo, rechear com uma bela farofa preparada com farinha de mandioca, os miúdos bem picadinhos do frango com cebola, alho, sal, pimenta do reino, ameixa e abacaxi bem picados. Costurar o frango com palitos, tendo o cuidado de retirá-los após sair do forno. Deixar o frango bem dourado para que cozinhe por igual dentro e fora.

Rocambole de carne moída (1)

Rocambole de carne moída com presunto e queijo mussarela

Outra opção é preparar um rocambole de carne moída, temperada normalmente com sal, alho e pimenta do reino, bem picados. Forre a bancada com um plástico e regue com um pouco de óleo. Colocar a carne moída, fatias de presunto, queijo mussarela e verduras como cenoura, tomates sem sementes e pimentão. Com cuidado, fechar a carne sem derramar o recheio e levar ao forno pré-aquecido, enrolado em papel alumínio. Depois retirar o papel para dourar, cobrir com maionese e decorar com salsinha picada. Servir com legumes e vegetais. Para ambas as opções – frango desosssado ou o rocambole de carne- servir com um arroz branco, ou arroz com brócolis.