Geral

Detran/AL publica portaria para implementar sistema eletrônico em aulas práticas

16/12/2015
Detran/AL publica portaria para implementar sistema eletrônico em aulas práticas
Sistema vai anotar, transmitir e receber relatórios das aulas práticas dos candidatos a obtenção da primeira CNH (Foto: Ailton Cruz)

Sistema vai anotar, transmitir e receber relatórios das aulas práticas dos candidatos a obtenção da primeira CNH
(Foto: Ailton Cruz)

Com o propósito de buscar melhorias nos procedimentos de habilitação de condutores de veículos automotores, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio da portaria Nº 2266/2015, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (16), informou que todos os Centros de Formação de Condutores (CFC’s) de Alagoas deverão implantar um sistema eletrônico de anotação, transmissão e recepção dos relatórios das aulas práticas ministradas por seus instrutores para os candidatos a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os instrutores deverão elaborar, durante cada aula, um relatório eletrônico de avaliação, que deverá constar a identificação do aluno, do instrutor de trânsito e do CFC. Além dos dados do veículo que está sendo utilizado durante a aprendizagem, incluindo a quilometragem inicial e final da aula junto com o horário de início e término.

De acordo com a Gerente de Serviço de Capacitação e Controle de CFC’s do Detran/AL, Carla Cabús, o órgão está regulamentando a resolução de número 493 do Conselho Estadual de Trânsito (Contran), em que determina que os CFC’s devem realizar o acompanhamento pedagógico através do monitoramento dos veículos de aula prática.

“Tanto o instrutor como o aluno, os pais do aluno e o Detran vão ter acesso a esses dados no sistema para poder ter noção do desempenho do candidato e, a partir daí, marcar o exame consciente das condições do aluno”, explicou.

As empresas responsáveis pelo sistema eletrônico deverão fazer um credenciamento junto ao Detran/AL para poder desenvolver a ferramenta, que terá validade de 60 meses, podendo ser renovado pelo mesmo período.

A fiscalização direta e permanente será realizada pelo setor de Educação para o Trânsito do Detran/AL que terá acesso livre aos dados relativos à administração, equipamentos, recursos técnicos e registro de empregados de todos os CFC’s e das empresas credenciadas.

As autoescolas terão um prazo de 90 dias após a publicação da portaria para cumprir a determinação. Caso não seja cumprida, o aluno não poderá realizar o exame de direção veicular.