Geral

Sesau é parceira do Cosems na realização de cursos de pós-graduação

25/11/2015
Sesau é parceira do Cosems na realização de cursos de pós-graduação
Na abertura, o chefe de gabinete da Sesau, Marcelo Santana, falou sobre a importância das parcerias para garantir a melhor formação para os profissionais de saúde em Alagoas (Foto: Olival Santos)

Na abertura, o chefe de gabinete da Sesau, Marcelo Santana, falou sobre a importância das parcerias para garantir a melhor formação para os profissionais de saúde em Alagoas (Foto: Olival Santos)

A aula inaugural dos cursos de especialização em Gestão de Risco e Segurança no Cuidado ao Paciente, Gestão da Vigilância Sanitária e Gestão de Vigilância em Saúde, foi realizada nesta quarta-feira (25), no auditório do Centro Universitário Cesmac e reuniu 120 alunos, todos profissionais de saúde.

O curso foi disponibilizado graças à parceria firmada entre Instituto de Pesquisa Sírio Libanês, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a solenidade de abertura o chefe de gabinete da Sesau, Marcelo Santana, representando a secretária de Saúde, Rozangela Wyszormirska, falou sobre a importância das parcerias para garantir a melhor formação para os profissionais de saúde em Alagoas.

“Promover a evolução técnica e acadêmica de nossos profissionais é a principal ferramenta para prover uma assistência de qualidade para a população. Com a disponibilidade dos cursos, a gestão estadual atesta seu compromisso e dever em prestar a todos os seus profissionais as oportunidades para crescimento”, disse Marcelo Santana.

Os cursos de especialização são da modalidade semipresencial com carga horária total de 360 horas, sendo 288 presenciais e 72 horas à distância por um período de dez meses. O gerente executivo de valorização de pessoas, Robson da Silva, destacou que os alunos serão instruídos por professores.

“O Instituto Sírio Libanês é um estabelecimento de ensino reconhecido por sua excelência em vários países. Com o curso, os profissionais de Alagoas poderão absorver e aplicar esse conhecimento em prol de todos os alagoanos”, ressaltou Robson da Silva.

Cursos

O curso de Gestão de Risco e Segurança no Cuidado do Paciente é voltado para profissionais de enfermagem, medicina, fisioterapia e farmácia que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), e visa fortalecer os núcleos de segurança do paciente nas organizações de saúde, estimulando práticas de cuidado seguras.

Durante a especialização em Gestão da Vigilância Sanitária os alunos aprenderão técnicas contribuindo para a construção, disseminação e desenvolvimento de ferramentas para a gestão. Serão estudadas as áreas de gestão de risco sanitário, gestão de trabalho em vigilância sanitária e educação em vigilância sanitária.

Já o curso de Vigilância em Saúde pretende capacitar os profissionais para observar e analisar de forma permanente a situação da saúde da população diminuindo os riscos e danos à população. “Todos os cursos foram disponibilizados para atender à população que é usuária do SUS. Os investimentos realizados pelos diversos órgãos envolvidos garantem a evolução do atendimento e mais saúde e bem-estar para todos”, destacou Robson da Silva.