Geral

Representantes do Hospital Samaritano visitam HGE e destacam avanços

10/11/2015
Representantes do Hospital Samaritano visitam HGE e destacam avanços
Os consultores disseram que ações e atividades de melhorias aconteceram e elas são visíveis no fluxo de atendimentos e na forma como a unidade hospitalar vem funcionando (Fotos: Carla Cleto e Neide Brandão)

Os consultores disseram que ações e atividades de melhorias aconteceram e elas são visíveis no fluxo de atendimentos e na forma como a unidade hospitalar vem funcionando (Fotos: Carla Cleto e Neide Brandão)

Os consultores do Hospital Samaritano, Jackson Vilela e Valdemar Murakami, estiverem no Hospital Geral do Estado (HGE) trabalhando a finalização do programa SOS Emergência em Alagoas. Nesse período, eles participaram de reuniões com o Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar (Nach) e com os comitês multidisciplinares, que agilizam o fluxo de pacientes nas áreas Vermelha, Amarela e Azul.

Também foram debatidas as adequações no sistema informatizado, com os profissionais de tecnologia e informática, núcleo de regulação e planejamento hospitalar; além de serem apresentadas as instruções de trabalho (IT’s) da distribuição e devolução de antibióticos.

De acordo com Valdemar Murakami, com o programa SOS Emergência no HGE já é possível observar vários progressos em andamento. “Ações e atividades de melhorias aconteceram e elas são visíveis no fluxo de atendimentos e na forma como a unidade hospitalar vem funcionando atualmente. Até março ou abril, os resultados serão bem mais significativos”, completou.

O projeto SOS Emergências é uma ação estratégica tripartite pactuada entre gestores para melhorar o atendimento e implementar o componente hospitalar, qualificando a gestão e o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas maiores e mais complexas portas de entrada hospitalares de urgência. Os hospitais selecionados são referências regionais, possuem mais de 100 leitos, têm pronto-socorro e realizam grande número diário de internações e atendimentos ambulatoriais.

O HGE faz parte do programa desde abril de 2013 e já teve garantido por meio do programa o funcionamento da Unidade Especializada Irmã Dulce, a Unidade Vascular, a de Ortopedia e a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), além de reformas e aquisição de novos equipamentos.

“Estamos nos empenhando para avançarmos na melhoria da assistência e da qualidade dos serviços que prestamos. Os progressos nos indicadores hospitalares confirmados com o fluxo reduzido de pacientes nos corredores, a celeridade no resultado dos exames e diagnóstico, cirurgias de alto padrão de qualidade e outros avanços, como a Unidade de AVC e a área exclusiva infantil ratificam o esforço de todos para a melhoria da assistência do HGE”, disse Vania Ticianeli, responsável pelo NAQH do HGE.

A gerente geral da unidade hospitalar, Verônica Omena, explicou que o SOS Emergências reforça a unidade hospitalar à medida que atua diretamente no enfrentamento das principais necessidades para a diminuição da superlotação, gerando agilidade no atendimento de urgência e emergência e qualificando a gestão. “O HGE foi bem avaliado pelo Ministério da Saúde. Estamos no caminho certo, entretanto, há ainda muito a ser feito. O envolvimento de todos, profissionais e gestores é fundamental nos avanços”, ressaltou.

Ela explicou que áreas cirúrgicas especializadas foram criadas, aumentando o número de cirurgias no HGE e serviços assistenciais foram implantados, “alguns casos ainda são necessários ser transferidos para a realização do procedimento em outra unidade hospitalar, isto vem refletindo na redução da permanência do paciente na unidade, visto que a assistência tem ocorrido com mais celeridade e o tratamento direcionado. E nos casos que precisam ser transferidos contamos com o apoio do Ministério da Saúde que colocou à disposição do HGE 120 leitos em outras unidades hospitalares, além dos leitos contratualizados pelo Estado”, completou Verônica Omena.