Geral

Criador tem até o dia 30 de novembro para vacinar rebanho contra aftosa

25/11/2015
Criador tem até o dia 30 de novembro para vacinar rebanho contra aftosa
O criador que não vacinar o rebanho de bovinos e ou bubalinos estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA)  (Foto: Ascom Adeal)

O criador que não vacinar o rebanho de bovinos e ou bubalinos estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA)
(Foto: Ascom Adeal)

Encerra na próxima segunda-feira, dia 30 de novembro, a segunda etapa de 2015 da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Com um rebanho de 1,2 milhão de animais, a meta da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) é vacinar 100% do rebanho do Estado.

De acordo com o órgão de defesa, o prazo não será prorrogado. O criador que não vacinar o rebanho de bovinos e ou bubalinos estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA). Com isso, ele fica impossibilitado de circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multas.

Apesar do prazo para a vacinação se encerrar na próxima segunda-feira, período em que as lojas credenciadas estão com a venda das doses antiaftosa liberadas, o criador tem até o dia 15 de dezembro para fazer a declaração nos escritórios da Adeal.

“A declaração é um documento obrigatório que comprova, oficialmente, que os animais foram vacinados e pode ser feita em qualquer unidade da Adeal”, informou o assessor executivo de Defesa Agropecuária, Ironaldo Monteiro.

Para fazer a declaração, o criador deve apresentar a nota fiscal da loja credenciada onde a vacina foi comprada, além dos documentos pessoais de identificação.