Geral

Paquistão diz que não precisa de ajuda após terremoto

29/10/2015
Paquistão diz que não precisa de ajuda após terremoto
Paquistao

Moradores calculam prejuízos após terremoto que atingiu o Paquistão (Foto: Agência Brasil)

O Paquistão assegurou que está “totalmente capacitado” e não necessita de ajuda externa para atender às necessidades das vítimas do terremoto, com epicentro no Afeganistão, que deixou quase 400 mortos na região, informaram hoje (29) os jornais locais.

“Não existe nenhuma carência de recursos [para fazer face ao terremoto] e estamos totalmente capacitados para enfrentar nós mesmos a situação”, disse, nessa quarta-feira (28), em coletiva de imprensa, em Islamabad, o ministro de Informação paquistanês, Pervaiz Rasheed.

O ministro agradeceu, contudo, as mostras de preocupação por parte de vários países que se ofereceram para enviar ajudar de emergência para dar resposta às necessidades dos afetados pela catástrofe.

Segundo o mais recente balanço, o tremor fez 268 mortos e deixou 1.864 feridos no Paquistão, cuja província mais atingida foi Khyber Pakhtunkhwa, onde mais de 12 mil casas ficaram destruídas ou gravemente danificadas.

O sismo de segunda-feira (26), com magnitude de 7,5, teve epicentro em Badakhshan, no Nordeste afegão, onde causou pelo menos 115 mortos e deixou 556 feridos.

Mais de dez réplicas foram registadas após o abalo.