Geral

Jogos Mundiais Indígenas começam em Palmas; Dilma fará discurso na abertura

24/10/2015
Jogos Mundiais Indígenas começam em Palmas; Dilma fará discurso na abertura
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Arena Verde está pronta e a cerimônia de abertura dos primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) está prestes a começar. A noite começa a cair em Palmas (TO) e as arquibancadas vão ficando cada vez mais cheias a cada minuto para ver as apresentações de diversas etnias. A previsão é que comece em instantes.

A arena, com capacidade para cinco mil pessoas nas arquibancadas, tem seu palco de competições feito todo em areia para provas como corrida com tora e arco e flecha. A presidenta da República, Dilma Rousseff, está no local e, segundo a organização, fará um discurso.

Os JMPI reúnem etnias de 24 países, dentre eles Brasil, Argentina, Filipinas, Nova Zelândia e Bolívia. São cerca de 2 mil atletas que competirão em diversas provas. O forte calor que se estendeu por toda a semana em Palmas deu uma trégua hoje. Após forte chuva na madrugada, o clima ficou mais ameno durante todo o dia.

Manifestação

Do lado de fora da vila dos jogos, onde fica a Arena Verde, cerca de 70 indígenas protestaram contra a PEC 215, que transfere a decisão sobre demarcação de terras indígenas do Ministério da Justiça para o Congresso Nacional, e contra a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Alguns tentaram entrar no complexo dos jogos, mas foram retirados do local.

A festa de abertura é fechada a convidados mas, mesmo assim, diversas pessoas tentam comprar ingressos para entrar. Um telão foi montado na Praça do Bosque, no centro de Palmas, para que a população pudesse assistir a cerimônia.