Cidades

Arapiraca: Protagonismo juvenil é principal ato em Festival de Teatro

22/10/2015
Arapiraca: Protagonismo juvenil é principal ato em Festival de Teatro
Assessoria

Assessoria

O Planetário Digital e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, recebeu nesta terça-feira (21) o VI Festival de Teatro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Arapiraca.

Mais de 400 crianças e adolescentes atendidos por este programa – o antigo PETI – assistiram a diversas apresentações cênicas, circenses, musicais e de dança.

Houve uma média de 19 performances executadas por eles mesmos, jovens de 7 a 17 anos, com temáticas de drogas, cotidiano, amor, violência doméstica e outras, envolvendo os bairros e comunidades rurais Manoel Teles, Canafístula, Baixa da Onça, Primavera, Bom Sucesso, Poção, Massaranduba, Bananeira, Jardim das Paineiras, Itapoã, Pau d’Arco e Bonsucesso. O SCFV atende mais de 1.200 deles pela cidade.

Paulo Cândido, coordenador pedagógico do programa, enfatizou a interação entre os núcleos espelhados pelo município. “Dessa forma, eles conhecem o trabalho artístico um do outro e trocam experiências entre si. Sempre o resultado é positivo quando se tem arte envolvendo o protagonismo juvenil”, diz.

No teatro, uma peça geralmente se divide em três ou mais atos; este protagonismo juvenil é o principal deles.

Os jovens têm aulas das segundas às quintas-feiras, com orientadoras sociais, trabalhando cidadania e temas transversais e ainda oficineiros de esportes e arte – a culminância, neste caso, foi mais esta edição do Festival de Teatro, um um trabalho projetado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).