Geral

Aplauso traz vida e obra do cantor e compositor Taiguara

10/10/2015
Aplauso traz vida e obra do cantor e compositor Taiguara
A atração vai ao ar no sábado (10), às 14 horas, pela Difusora; e no domingo (11), das 10 ao meio-dia, na Educativa FM

A atração vai ao ar no sábado (10), às 14 horas, pela Difusora; e no domingo (11), das 10 ao meio-dia, na Educativa FM

O Aplauso desta semana relembra um pouco da trajetória do cantor Taiguara, que transitava por diversos gêneros musicais sem dificuldades. Ele se impôs contra a repressão artística usurpada pela Ditadura militar, no entanto, fez sucesso nas décadas de 60 e 70.

Taiguara nasceu no dia 9 de outubro de 1945, na cidade de Montevidéu, durante uma temporada de espetáculos de seu pai, o maestro Ubirajara Silva. Sua carreira começou profissionalmente aos 18 anos, quando foi contratado pela gravadora Polygram, com a qual gravou seu primeiro LP. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1949, e acabou largando a faculdade de Direito para se dedicar à música.

Entre vários artistas brasileiros, Taiguara foi um dos compositores mais censurados da MPB, tendo 68 canções censuradas pelo Regime. Entre elas, “Cavaleiro da Esperança”, composta em homenagem a Luís Carlos Prestes. Mas, para tentar fugir da perseguição ditatorial, seus discos eram assinados por sua esposa Ge Chalar da Silva.

Em seu exílio em Londres, Taiguara estudou no Guildhall School of Music and Drama e gravou o disco “Let the Children Hear the Music”, que nunca chegou ao mercado, se tornando o primeiro disco estrangeiro de um brasileiro censurado no Brasil.

Depois do exílio, Taiguara retornou ao Brasil em 1978 e se aprofundou em pesquisas das sonoridades africanas e paraguaias, que resultaram no disco “Brasil Afri”. O artista veio a falecer em São Paulo, no ano de 1996.

O programa Aplauso vai ao ar no sábado (10), às 14 horas, pela Difusora; e no domingo (11), das 10 ao meio-dia, na Educativa FM.