Geral

Sesau orienta sobre como preencher a Caderneta de Saúde da Criança

02/09/2015
Sesau orienta sobre como preencher a Caderneta de Saúde da Criança
Informações presentes na Caderneta são relevantes para o acompanhamento da Atenção Básica (Foto: divulgação)

Informações presentes na Caderneta são relevantes para o acompanhamento da Atenção Básica (Foto: divulgação)

Todas as crianças brasileiras nascidas a partir de 2005 devem receber a Caderneta de Saúde da Criança, que consta de informações sobre o período de amamentação, vacinas, orientações e outros esclarecimentos pertinentes ao desenvolvimento do menor. Para orientar sobre a utilização da Caderneta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu um encontro de atualização com profissionais da saúde que atuam em Alagoas.

O encontro foi motivado pela necessidade do correto preenchimento da Caderneta. “É um instrumento que deve ser entregue por todas as maternidades e utilizado pelo menos até os dez anos da criança. Nele deve conter todos os dados referentes à saúde, no propósito de orientar a assistência e a família”, explicou a coordenadora do Programa de Saúde da Criança da Sesau, Maria do Socorro Marques Luz.

Segundo a coordenadora, todas as maternidades alagoanas estão aptas a entregar o documento aos pais da criança, já com os dados inicialmente preenchidos.

“Essas informações são relevantes para o acompanhamento da Atenção Básica [que é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações que abrange a promoção e proteção da saúde]. Na falta de qualquer informação, todo o trabalho pode perder eficácia”, destacou.

O encontro aconteceu no auditório Arthur Ramos, localizado na própria sede da Sesau, e foi ministrado pela médica neonatologista Sirmani Frazão. A eficiência no preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança impacta positivamente nos programas sociais e no atendimento feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Se o profissional identificar algum recém-nascido sem a Caderneta, este tem o dever de entregar um exemplar e preencher. Toda criança tem o direito de receber a Caderneta e todo profissional de saúde dever realizar os registros necessários”, ressaltou Maria do Socorro.