Geral

5° Concurso Jovem Escritor, em Palmeira, vai contar com a participação de Ricardo Ramos Filho, neto de Graciliano

14/09/2015
5° Concurso Jovem Escritor, em Palmeira, vai contar com a participação de Ricardo Ramos Filho,  neto de Graciliano
Evento que premiou jovem escritor, contou com a participação de  Ricardo Ramos Filho, neto de Graciliano

O escritor Ricardo Ramos Filho vai participar do evento que leva o nome de seu pai (Foto: Arquivo Pessoal)

A frase pode parecer um pouco clichê, mas só adquire conhecimento e escreve bem quem lê. Também pode parecer chato ter que passar dias lendo um mesmo livro enquanto a internet oferece inúmeras possibilidades de jogos, filmes, músicas, com imagens que prendem a atenção de quem navega na rede. Mas ler pode ser bem mais interessante.

Ler é viajar através das páginas do livro, conhecer lugares, histórias e culturas sem sair do “lugar”. E esse hábito se adquire na primeira infância, ouvindo as histórias contadas pelos pais ou professores, quando nem se aprendeu a ler e escrever.
No universo mágico de lendas, princesas, bruxas malvadas, heróis, contos de fadas, quadrinhos e muita imaginação é que a criança começa a despertar o gosto pela leitura. Os pais têm um papel importante para estimular os filhos, mostrando que a leitura é um hábito divertido e que estimula a memória. No futuro, essa criança vai se transformar em um adulto com um vasto vocabulário e que pode conversar sobre diversos assuntos.

O escritor, contista e roteirista Ricardo Ramos Filho, padrinho do 5º Concurso Jovem Escritor Prêmio Ricardo Ramos, que acontece dia 17 de setembro, próxima quinta-feira, no Ifal de Palmeira dos Índios, é um exemplo disso. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1954, mas aos quatro anos foi morar com a família em São Paulo, onde permanece até hoje. Filho do escritor palmeirense Ricardo Ramos e neto de Graciliano Ramos, Ricardo cresceu em um ambiente onde todos gostavam de ler e desde menino viveu intensamente o universo dos livros. “Meus pais liam muito e eu os imitava. Quando os pais gostam de ler, provavelmente, os filhos vão gostar também. Mas se os pais não gostam ou não incentivam, fica muito difícil. Eles não precisam ser escritores, como foram o meu pai e o meu avô. Precisam gostar da leitura. Eu lia muitos quadrinhos, quando menino, e depois parti para outros tipos de leitura, outros livros. Até hoje, todos os dias eu leio alguma coisa”, frisou.
Ricardo Ramos disse, ainda, que depois da família, a escola tem um importante papel no incentivo à leitura. “O professor tem que ser apaixonado pela leitura e passar para os alunos que ler é gostoso. Se a criança, ainda pequena, se habituar à leitura, vai entrar nesse universo de uma forma muito intensa. E vai servir para a vida pessoal, para o trabalho”.

E completou: “Mas tem um detalhe importante. A leitura não pode ser enfadonha, ela tem que ser prazerosa. Se uma pessoa adulta não tem muito contato com livros, ela tem que começar pela leitura lúdica e agradável com um livro que ele se identifique, com textos mais fáceis de serem lidos. O que sou hoje é por causa da leitura. Não consigo enxergar a vida sem isso. Tanto para ler como para escrever, pois uma coisa está muito próxima da outra. Ler me faz uma pessoa melhor”, garantiu.
Sobre a participação no 5° Concurso Jovem Escritor, Ricardo Ramos Filho disse que está muito ansioso porque Palmeira dos Índios tem um grau de muita importância e sua vida. “Acho que a última vez que estive em Palmeira foi quando tinha 18 anos. É uma cidade pela qual tenho muito carinho e entregar um prêmio, cujo patrono é o meu pai, me deixa muito feliz. Vou fazer essa viagem com muita ansiedade e expectativa. Estou muito feliz com o convite”, completou Ricardo Ramos, escritor de literatura infanto-juvenil.

Se na escola o papel de incentivar o gosto pela leitura fica por conta dos educadores, foi pensando nisso que o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios criou o Clube de Leitura Passarinhar. O Clube foi um dos selecionados no concurso “As melhores ações de incentivo à leitura de Alagoas”, realizado no último dia 24, em Maceió, organizado pela Editora Paulinas e Independence Consultoria, que premiou os trabalhos que se destacaram com um acervo de 20 títulos de literatura brasileira e regional.

O JOVEM ELTON SDL foi um dos participantes do V Concurso Jovem Escritor Prêmio Ricardo Ramos

O JOVEM ELTON SDL é um dos participantes do V Concurso Jovem Escritor Prêmio Ricardo Ramos

O Clube é um espaço de referência à leitura, formado por livros que apresentam a palavra como arte, a exemplo de romances, poesias, contos, crônicas e ensaios.
Um dos integrantes do Clube da Leitura Passarinhar é o palmeirense Elton Silva de Lima, de 22 anos, o Elton Sdl, como prefere ser chamado. Ele é escritor, membro da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (Apalca) e estudante de Letras de Psicologia. Elton começou a se interessar ainda criança pela leitura, quando as dezenas de histórias contadas pela mãe, antes de dormir. “Posso dizer que a minha mãe foi a peça-chave para o meu gosto de ler e também de escrever. Na época, eu não tinha acesso a filmes e nem à internet, e a saída era ouvir as histórias, principalmente as de quadrinhos,  que ela me contava, mesmo antes de eu ter aprendido a ler. Depois eu aprendi a ler e comecei a desenhar as historinhas, achando que seria um grande desenhista. Mas percebi que não tinha muita habilidade para o desenho e decidi que no lugar de desenhar eu ia contar as histórias”, comentou.
E deu certo. Quando Elton Sdl fazia o ensino fundamental ficou em primeiro lugar em um concurso de poesia da Escola Municipal Antônio Barbosa Leite, em Canafístula, onde estudava. “Eu nem gostava muito de poesia, preferia escrever contos e prosas, mas decidi participar mesmo assim. Na poesia era para falar do lugar onde nós vivíamos, e ficou bem interessante. Foi uma surpresa muito grande ter conseguido vencer o concurso”, ressaltou.

E daí por diante, Helton não parou mais de escrever, de ler e de se identificar com os escritores favoritos, como Graciliano Ramos, Dostoiévski, José de Alencar, Machado de Assis e tantos outros.
E por causa disso, deu grandes passos em sua carreira de escritor e lançou dois livros: Mentalmorfose, em 2011, publicado pela Editora Multifoco, e Sintoma do Mundo, uma publicação da Editora Penalux. Em 2010, venceu o Concurso de Poesia Graciliano Ramos e também alcançou a terceira colocação no II Concurso Prosa e Verso, promovido pela Apalca, na categoria verso. Ele também desenvolveu o projeto de pesquisa “A influência da literatura na formação da personalidade”, apresentado no III Encontro de Iniciação Científica do Ifal, em Palmeira. “Depois que publiquei o livro Mentalmorfose, tive a oportunidade de participar de várias antologias de contos e poesias com escritores de todo o Brasil.

OS ESCRITORES Ricardo Ramos Filho e Ricardo Ramos, gigantescas semelhanças entre pai e filho

OS ESCRITORES Ricardo Ramos Filho e Ricardo Ramos, gigantescas semelhanças entre pai e filho

E o que me deixa surpreso é a quantidade de jovens interessados pela leitura e que também publicam livros, apesar do mundo informatizado que vivemos que é a era da internet. A leitura tem que ser algo importante na vida das pessoas, e não ficar apenas naquele discurso de que ‘tem que gostar de ler’. O ideal é que se comece com uma leitura simples, com contexto e linguagem agradáveis, do interesse do leitor. Até que ele consiga ler livros com linguagem mais complexa. As histórias em quadrinhos, por exemplo, são ótimas para quem quer começar a ler. Inclusive, tem até obra de Graciliano Ramos escrita em quadrinhos, o que torna a leitura muito agradável”, analisou.
Na semana passada, o escritor Elton Sdl ministrou uma palestra sobre a importância da leitura, na escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite, e também vai participar do 5º Concurso Jovem Escritor Prêmio Ricardo Ramos, no Ifal de Palmeira.