Geral

Presídio do Agreste será a primeira unidade a receber a Defensoria no Cárcere

08/09/2015
Presídio do Agreste será a primeira unidade a receber a Defensoria no Cárcere
Defensora Andréa Tonin elogiou a estrutura da unidade prisional. (Foto: Ascom Seris)

Defensora Andréa Tonin elogiou a estrutura da unidade prisional. (Foto: Ascom Seris)

O programa Defensoria no Cárcere terá início nos dias 21 e 22 de setembro, no Presídio do Agreste. Durante a ação, advogados e doze defensores públicos irão identificar os perfis dos 788 reeducandos daquela unidade para prestar informações, orientações e peticionar os processos. O programa é uma parceria da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social com a Defensoria Pública do Estado de Alagoas.

O calendário de atividades terá sequência em outubro, no Presídio Cyridião Durval e Silva, Presídio Feminino Santa Luzia, Presídio de Segurança Máxima, Núcleo Ressocializador da Capital, Centro Psiquiátrico Judiciário, além da Casa de Custódia da Capital. Já em novembro, o programa seguirá no Presídio Baldomero Cavalcanti. A ação pretende ouvir todas as pessoas com restrição de liberdade, a fim de prestar assistência jurídica.

Os defensores públicos, Andréa Tonin (coordenadora do programa) e André Chalub, realizaram uma vistoria no Presídio do Agreste. Na ocasião, a coordenadora destacou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, com instalações e procedimentos adequados.

“O atendimento aos reeducandos é muito positivo, sendo pautado pela disciplina, respeito e organização, vetores essenciais para reintegração social”, salientou Andréa Tonin.

De acordo com o Mapa da População Carcerária, relativo à movimentação do dia 3 de setembro de 2015, existem 6.274 reeducandos cumprindo penas nas unidades prisionais de Alagoas.

Calendário de Ações
21 e 22/09 – Presídio do Agreste
05 e 06/10 – Casa de Custódia da Capital
13 e 14/10 – Presídio Cyridião Durval e Silva
19 e 20/10 – Presídio Feminino Santa Luzia e Presídio de Segurança Máxima
26 e 27/10 – Núcleo Ressocializador da Capital e Centro Psiquiátrico Judiciário
10 a 12/11 – Presídio Baldomero Cavalcanti