Política

Militante da juventude negra assume coordenação do PMDB Afro, em Alagoas

12/09/2015
Militante da juventude negra assume coordenação do PMDB Afro, em Alagoas
Fernanda Monteiro assume a coordenação do PMDB Afro em Alagoas

Fernanda Monteiro assume a coordenação do PMDB Afro em Alagoas

O PMDB de Alagoas inovou mais uma vez e criou a coordenação PMDB Afro com o objetivo de articular  e fomentar a formação política de enfrentamento ao racismo e outras formas de intolerância racial. O PMDB Afro será presidido pela educadora popular, militante negra, Fernanda Monteiro.

Ela assume o desafio em um Estadoonde, segundo ela, 78% da população é negra e não assume a etnia. “Sei que o desafio é imenso. Pelo quarto ano consecutivo fomos o Estado que mais assassinou negros no Brasil. Temos números equivalentes ao de uma guerra civil”, afirmou.

Fernanda Monteiro confia à sua experiência, obtida através da militância, das lutas diárias da juventude e do combate à discriminação racial, o sucesso que vislumbra para o PMDB Afro. “Acredito que, aos poucos, irei me familiarizar com toda estrutura para avançar e honrar a tarefa proposta pelo senador Renan Calheiros”, afirma.

Entre as propostas de Fernanda Monteiro estão a elaboração do trabalho coletivo, através das parcerias, envolvendo os outros núcleos do partido e as executivas, tendo como objetivo o desenvolvimento   de mecanismos para divulgar o PMDB Afro, como também disseminar o conhecimento sobre a política das ações afirmativas, não só no  Estado, como também,  além dos quadros partidários.

Com trajetória de lutas no combate à discriminação racial e violência, participou de articulações dos movimentos sociais e da juventude pela criação de políticas públicas de inclusão social e combate ao extermínio de jovens negros, diante dos indicadores que apontam Maceió como a capital que ocupa os primeiros lugares nas estatísticas de violência, com as mais altas taxas de homicídios do País.

“Como membro do movimento negro, participei da mobilização dos jovens em diversos territórios pela implantação do Programa Juventude Viva.Recentemente, participei da Plataforma Centros Urbanos, um programa do Unicef pela redução das desigualdades sociais e empoderamento dos adolescentes e jovens”, concluiu.