Cidades

Maceió: Creas capacita jovens como multiplicadores de lições sociais

21/09/2015
Maceió: Creas capacita jovens como multiplicadores de lições sociais
Grupo de pastoril de idosas do Vergel se apresentou durante a abertura do evento (Foto: Ascom Semas)

Grupo de pastoril de idosas do Vergel se apresentou durante a abertura do evento (Foto: Ascom Semas)

Mais uma edição do Projeto Informar para Transformar, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi iniciada nesta segunda-feira (21) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Orla Lagunar, localizado no Vergel do Lago. Nessa quarta edição, o projeto vai capacitar 20 estudantes das Escolas Municipais Aurelina Palmeira e José Bandeira, com idades entre 12 e 14 anos.

A iniciativa tem o objetivo de formar  jovens multiplicadores de lições sociais. Nesse primeiro dia, as técnicas do Creas explicaram aos estudantes o que é projeto e as atividades que eles farão durante toda a semana. O grupo de pastoril de idosas do Vergel se apresentou durante a abertura do evento.

Até o próximo sábado (26), serão realizadas cinco oficinas abordando diversos temas: Drogas, violência contra mulher, moradores de rua, resgate histórico da Orla Lagunar e bairro do Vergel. Além das palestras, acontecerão visitas a várias instituições, como a Delegacia da Criança e do Adolescente, o Centro de Convivência Juvenópolis e Comunidade Terapêutica, a Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto e o Abrigo Luíza de Marilac. No encerramento do evento, os adolescentes farão um passeio ao complexo Lagunar Mundaú-Manguaba.

Segundo a coordenadora do Creas Orla Lagunar, Cecília Gama, essas visitas às instituições servirão para que os adolescentes conheçam mais a fundo a rede sociassistencial e possam acessar esses serviços com mais facilidade, caso precisem, e também possam informar a quem necessite. “Nesta edição, faremos uma campanha com os alunos para arrecadar materiais de limpeza para doarmos ao Abrigo Luiza de Marilac”, disse a coordenadora.

A secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, destacou a importância do projeto dentro das comunidades. “O conhecimento é fundamental para a garantia de direitos. Estes jovens terão acesso, durante o projeto, a informações importantes ligadas a situações que acontecem no cotidiano deles e serão multiplicadores destas informações”, ressaltou a secretária.

O Projeto Informar para Transformar está em sua quarta edição e já capacitou centenas de adolescentes para que sejam agentes multiplicadores de informações na comunidade, escola e família. O projeto acontece nos bairros que abrangem os Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da capital.