Política

Audiência debate turismo gastronômico

03/09/2015
Audiência debate turismo gastronômico
Foto: Alexandre Amarante

Foto: Alexandre Amarante

Para debater o turismo gastronômico e as questões que afetam o seu desenvolvimento, a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realizou ontem, (2), uma audiência pública com a participação de diversos segmentos que compõem o setor. A sessão foi presidida pelo vice-presidente da comissão, deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL).

O encontro contou com a participação da diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e Produção Associada do Ministério do Turismo, Neusa Portugal; do secretário de Turismo do Distrito Federal, Jaime Recena; da Coordenadora Nacional de Alimentação Fora do Lar do SEBRAE Nacional, Germana Magalhães; do diretor de Relações de Institucionais da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, Newton Garcia; além de Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA e Miguel Cruz, presidente da Associação Brasileira de Food Trucks.

“Com a alta do dólar o turismo interno é uma das alternativas para fomentar a economia nesse tempo de crise. Já que a gastronomia é um dos fatores decisivos para a escolha do destino, torna-se imprescindível debater com os representantes do setor iniciativas que podem ser tomadas pelo Poder Público”, disse Ronaldo Lessa, completando que o turismo precisa de projetos para “dar um salto e ajudar o Brasil a sair da crise”.

De acordo com o representante da ABRASEL, Newton Garcia, o segmento conta hoje com um milhão de estabelecimentos, gera seis milhões de empregos diretos, representa 2,7% do PIB, 50% da mão de obra do turismo, 35% do PIB do turismo. Para ele, “a gastronomia é um atrativo constante, o patrimônio das nações, dos povos, é um elemento de preservação cultural”.

Entre as propostas apontadas para desenvolver o setor, o investimento em estruturação nos destinos turísticos, que estimule o crescimento continuado; o fortalecimento da governança do trade; o fomento ao turismo de negócios e eventos e, principalmente, a capacitação e atualização dos empregadores e empregados.

Chamada Pública

O ministério do Turismo está realizando uma chamada pública para apoiar os municípios por meio de projetos de valorização da gastronomia regional como fator diferencial de competitividade. A iniciativa visa fomentar e fortalecer os destinos turísticos. Mais informações no site do ministério (www.turismo.gov.br), na seção Editais, no item Seleções e Chamadas de Projetos.