Geral

300 mil maceioenses serão beneficiados com Base da Samu, na Serraria

08/09/2015
300 mil maceioenses serão beneficiados com Base da Samu, na Serraria
Uma das unidades já foi, inclusive, inaugurada com um chamado durante inauguração. (Foto: Márcio Ferreira)

Uma das unidades já foi, inclusive, inaugurada com um chamado durante inauguração. (Foto: Márcio Ferreira)

“Estamos trabalhando sério para dar mais qualidade aos serviços que oferecemos a população”. Com esta afirmação o governador Renan Filho entregou, nesta terça-feira (8), três novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e inaugurou uma Base Descentralizada na Serraria. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual também assinou as ordens de serviço para a construção da Casa da Gestante e reforma da Escola Técnica Valéria Hora.

Para a abertura da terceira Base Descentralizada do Samu, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) investiu R$ 100 mil na reforma do espaço e compra de equipamentos.

“Também trouxemos pessoas para realizar o serviço, que conta com uma equipe de suporte avançado – composto por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem –, duas equipes de suporte básico – um condutor socorrista e dois técnicos de enfermagem – e duas motolâncias”, explicou a secretária Rozangela Wyszomirska.

Serão cerca de 300 mil maceioenses beneficiados com a nova base, uma vez que ela está próxima dos bairros mais distantes do Centro da capital, como Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes, Eustáquio Gomes e Clima Bom.

“Antes, os usuários dependiam da unidade do Farol, agora essa parcela da população poderá ter o socorro com maior rapidez em um curto espaço de tempo”, ressaltou Wyszomirska.

Foi exatamente o que aconteceu já durante a solenidade de inauguração. O primeiro chamado à base foi feito por moradores do bairro Serraria e rapidamente houve o deslocamento da equipe.

“A informação é de que alguém estava sofrendo uma parada cardiorrespiratória na rua, mas quando chegamos ao local vimos que era um homem embriagado. Ele foi atendido e liberado”, relatou a médica Myra Leão, que destacou o tempo-resposta de apenas três minutos.

Essa é a terceira Base Descentralizada do Samu. A Central de Operações está no bairro do Farol e outras duas Bases funcionam na Levada e Guaxuma. “Temos 100% de cobertura no Estado, sendo 16 bases somente na região regulada por Maceió, que vai de São Miguel dos Campos até Maragogi, incluindo toda a Zona da Mata”, frisou o supervisor do Samu Maceió, Lucas Casado.