Geral

Secult lança exposição Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas

12/08/2015
Secult lança exposição Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas
Com a presença dos Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas, Secretaria de Cultura lançou exposição e vasta programação para o mês do Folclore (Fotos Ascom)

Com a presença dos Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas, Secretaria de Cultura lançou exposição e vasta programação para o mês do Folclore (Fotos Ascom)

Em comemoração ao mês do Folclore, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) preparou uma programação especial que celebra a cultura alagoana. Na terça-feira (12), foi aberta a exposição “Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas”, durante o lançamento do Pátio Cultural, no Shopping Pátio Maceió, no bairro do Benedito Bentes. A mostra é gratuita e permanece até o dia 31 de agosto.
A exposição reúne fotos e a vida dos atuais Mestres do Patrimônio Vivo. São 51 mestres registrados como Patrimônio Vivo, desde 2005, quando foi criada a Lei Estadual n.6513/04. O registro resgata, valoriza e preserva os Mestres e Mestras que detêm os conhecimentos e técnicas de manifestações culturais, tradicionais e populares de Alagoas. Atualmente, existem 35 Mestres atuantes.
Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, mostrar a arte e a vida dos Mestres é uma forma de homenagear personagens marcantes da cultura de Alagoas. “É superimportante reconhecer esses artistas que preservam nossa cultura, repassando os seus saberes populares para as novas gerações”, ressaltou.
Segundo a superintendente do Shopping Pátio Maceió, Cristina Veiga, a parceria está possibilitando o contato direto do público com os mestres, as oficinas de artes e conhecimento. “Uma honra receber os Mestres do Patrimônio Vivo no Shopping. Essa ação fomenta a nossa cultura no Estado e na nossa cidade”, destacou.
A estudante Marina Souza ficou encantada com as apresentações e com a quantidade de Mestres que existem em Alagoas. “Não conhecia estes Mestres, fiquei muito feliz em ter a oportunidade de saber um pouco mais da nossa cultura através da exposição”, disse.
O lançamento da exposição também contou com apresentação do grupo Fandango Pontal da Barra, comandado pelo Mestre Pancho, Patrimônio Vivo de Alagoas. “É com muita alegria que venho com meu grupo de Fandango fazer essa apresentação e fiquei ainda mais feliz em ver a homenagem que o Governo de Alagoas está prestando para todos os Patrimônios Vivos. Me senti muito honrado e valorizado”, disse emocionado.

Atividades comemorativas

A partir do dia 18 de agosto, a Secult está realizando a exposição “Folclore Agosto de: Pedro Teixeira, Egildo Vieira e ASFOPAL”, que reúne biografia do Mestre Egildo, do folclorista PedroTeixeira e comemora os 30 anos da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL). As atividades serão realizadas no Memorial à República e contarão com apresentações artísticas.
Também em Maceió, durante todo o mês de agosto, acontece a 13ª edição do projeto Giro dos Folguedos, uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), com o apoio da Secult.
A programação reúne grupos de Fandango, Baianas, Taieiras, Guerreiros, Bumba Meu Boi, Pastoril, Maracatus, Afoxés, Bandas de Pífano, Maculelê, Coco de Roda, Capoeira e Xaxado.