Geral

Secretaria estadual autoriza manutenção de bomba do Canal do Sertão

21/08/2015
Secretaria estadual autoriza manutenção de bomba do Canal do Sertão
Maquinário deve retornar em três meses. (Foto: Ascom Semarh)

Maquinário deve retornar em três meses. (Foto: Ascom Semarh)

Trabalho sério e com uma gestão de responsabilidade. Esta tem sido a prática da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) acerca das ações no Canal do Sertão. Recentemente, o secretário Alexandre Ayres autorizou a manutenção de uma bomba que apresentava uma série de defeitos.
A Semarh manteve contato com uma empresa do Rio de Janeiro, especializada em conserto de maquinários e bombas para vir ao estado e levantar os problemas que impediam o bombeamento das águas do Canal do Sertão.
Após o período de análise, a bomba danificada foi encaminhada para o Rio de Janeiro, onde deverá permanecer por três meses até que todas as deficiências sejam sanadas. A secretaria aguarda que em meados de setembro o aparelho retorne ao estado para reimplantá-lo na estação do canal.
De acordo com o secretário Alexandre Ayres, o conserto da bomba não trará prejuízos para a maior obra hídrica do estado, tendo em vista que a outra bomba está em pleno funcionamento.
“Apesar de estar funcionando normalmente, precisamos realizar a manutenção dela. Estamos atentos para que o bombeamento da água para o Canal do Sertão continue a beneficiar à população. Não iremos admitir que os investimentos realizados pelo estado sejam comprometidos”, informou o secretário Alexandre Ayres.
As medidas preventivas tomadas pela Semarh visam evitar situações incômodas no futuro quando as obras do Canal do Sertão avançarem. Está previsto, neste período, que Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) deve operar com os recursos naturais da obra, além de contemplar os agricultores da região.
Mesmo com o conserto da bomba ocorrendo em outro estado, a empresa responsável pelos trabalhos envia semanalmente os relatórios discriminando os problemas encontrados e como o serviço está sendo efetivado. Os documentos são encaminhados ao setor de Administração da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.