Cidades

Projeto para fortalecimento de panificações foi apresentado hoje, em Palmeira

13/08/2015
Projeto para fortalecimento de panificações foi apresentado hoje, em Palmeira
Açude e Serra do Goiti, em Palmeira dos Índios (Foto: Lucianna Araújo)

Açude e Serra do Goiti, em Palmeira dos Índios (Foto: Lucianna Araújo)

Empresários do ramo de panificação do município de Palmeira dos Índios, se reuniram hoje pela manhã, para a apresentação do Projeto de Fortalecimento do Segmento de Panificação e Confeitaria, a fim de conhecer e discutir as propostas de adesão à iniciativa. O encontro hoje pela manhã, no auditório do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
O evento foi conduzido pela Unidade de Indústria (Uind) do Sebrae em Alagoas e pelo Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca. 25 empresários participaram do encontro e foram informados sobre os objetivos, ações e metodologia do projeto, que se propõe a auxiliar na expansão e no fortalecimento das micro e pequenas empresas dos segmentos de panificação e confeitaria.
Encorajar os empresários a apostarem no desenvolvimento de seus negócios em Palmeira dos Índios implica, também, no fortalecimento da economia local, visto que o ramo possui destaque no município.
“O intuito foi de apresentar as ações de otimização de produção, redução de custos e gestão e inovação empresarial que são promovidas através do projeto, de forma que os empresários estejam cientes das ferramentas à sua disposição para a modernização dos negócios”, destacou Clébson Moreira, analista do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca.
Através de ações como capacitação tecnológica, aprimoramento de técnicas, padronização e otimização dos processos de produção e inovação do mix de produtos e serviços, o Sebrae em Alagoas e seus parceiros propõem a diversificação das panificações alagoanas para aumentar sua competitividade e presença no mercado.

    Expansão da oferta de serviços

O Projeto de Fortalecimento do Segmento de Panificação e Confeitaria, iniciado este ano, atende atualmente 50 empresas em várias cidades alagoanas, e tem como objetivo oferecer ferramentas que garantam mais qualidade na produção, modernização do negócio e aumento do faturamento.
As padarias tradicionais estão, cada vez mais, dando lugar a estabelecimentos como lojas de conveniência e delicatessens, que possuem serviços e produtos diversificados. Devido a essas mudanças, é necessário que os empreendedores estejam preparados para se adaptarem ao novo modelo e demanda do mercado.
Para isso, o projeto oferece a seus participantes atendimentos e consultorias voltadas para planejamento estratégico, administração financeira, marketing, gestão e inovação empresarial, a fim de auxiliar e apoiar o empreendedor no desenvolvimento de todos os âmbitos de seu negócio.
“Hoje em dia, as padarias estão, cada vez mais, transformando-se em pequenos centros comerciais, que oferecem serviços diferenciados, mais rápidos e práticos. O objetivo do Sebrae é disseminar essa cultura no estado e auxiliar os empreendedores na transição do padrão tradicional das padarias para um modelo que segue as novas exigências do mercado”, destaca Hygo Ribeiro, analista da Unidade de Indústria (UIND) do Sebrae em Alagoas.
No mês de agosto, seguindo a programação de atividades do projeto, o Sebrae em Alagoas leva um grupo de 20 empresários ao 30º Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria (Congrepan), em Costa do Sauípe (BA). O evento vai contar com palestras técnicas, cursos semi-práticos, talkshows e outras atividades, configurando-se como uma oportunidade para troca de experiências e busca de novos conhecimentos.
São parceiros do Sebrae em Alagoas no Projeto de Fortalecimento do Segmento de Panificação e Confeitaria o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Sindicato das Indústrias de Panificação (Sindipan), a Associação dos Panificadores do Estado de Alagoas (Apea) e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).