Geral

PM apreendem centenas de drogas sintéticas e cocaína

13/08/2015
PM apreendem centenas de drogas sintéticas e cocaína

Material apreendido [Foto: Ascom MP/AL]

Material apreendido [Foto: Ascom MP/AL]

  Uma operação realizada em parceria pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público Estadual de Alagoas (Gecoc) e a Polícia Militar desbaratou, na tarde e noite dessa terça-feira (11), uma quadrilha especializada na venda de drogas sintéticas e cocaína. Quatro homens foram presos e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado contra outras duas pessoas.
A ação comandada pelo Gecoc e pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) aconteceu em um apartamento de classe média alta no conjunto Stella Maris, no bairro da Jatiúca, em Maceió. No interior do imóvel foram recolhidos centenas de comprimidos de êxtase e LSD, anabolizantes para animais, anestésicos, maconha, aparelhos celulares e dinheiro. Uma casa no Francês também foi revistada.
De acordo com a coordenação do Gecoc, a droga era importada de países como México e Colômbia e a negociação para a aquisição dos produtos era feita por meio dos aplicativos WhatsApp e Telegram.

    As investigações

As investigações do Gecoc tiveram início em dezembro do ano passado, após o recebimento de uma denúncia anônima. A partir daí, a quadrilha passou a ter seus passos acompanhados.
Durante a apuração, o MPE/AL descobriu que cerca de oito pessoas compõem o bando, inclusive um reeducando que está preso no sistema penitenciário.
A quadrilha é especializada na venda das drogas sintéticas em boates, casas de show e bares localizados na área nobre da capital, a exemplo da Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara.
Os acusados são jovens da classe média alta de Maceió e, devido ao padrão de vida que levam, têm fácil acesso aos locais onde entregam a mercadoria. Além do que, por andarem bem vestidos, não levantavam suspeitas.
Também segundo o Gecoc, os infratores aliciam com frequência jovens que compram a droga pela primeira vez e ainda vendem os comprimidos para estados vizinhos, como Sergipe, Pernambuco e Paraíba.

    Os presos

No apartamento do Stella Maris estavam Rafael Freitas, Lucas Lucena Gama, Alexandre Porto de Assis, Pedro Lucas Torres e Thays Girundi Cicliotti. Todos foram detidos em flagrante, inclusive, porque, no momento da abordagem, estavam fumando maconha. Rafael, Lucas e Alexandre ficaram presos após confessarem o crime e, contra Pedro e Thays, foi lavrado um TCO por consumo de drogas. Já o jovem Matheus Messias foi detido na Praia do Francês, no momento em que iria fazer uma entrega de 150 comprimidos de êxtase.
Ainda no Francês, os investigadores também foram à residência de Lucas Lucena Gama, que, após ser preso no Stella Maris, confessou que guardava mais drogas em casa. Lá, foram encontradas mais algumas dezenas de comprimidos, cocaína, maconha e alguns outros aparelhos celulares.
Todos foram encaminhados à Central de Flagrantes II, na Mangabeiras.