Geral

Memorial à República recebe exposição sobre folclore na próxima terça-feira (17)

14/08/2015
Memorial à República recebe exposição sobre folclore na próxima terça-feira (17)
Obras do folclorista Pedro Teixeira (foto acima) e de Mestre Egildo Vieira estarão na mostra a partir de terça-feira (Foto Ascom)

Obras do folclorista Pedro Teixeira (foto acima) e de Mestre Egildo Vieira estarão na mostra a partir de terça-feira (Foto Ascom)

O Memorial à República receberá neste mês de agosto a exposição “Folclore Agosto de: Pedro Teixeira, Egildo Vieira e Asfopal”, que faz parte das comemorações alusivas ao mês do folclore e reúne a biografia do Mestre Egildo, do folclorista Pedro Teixeira e comemora os 30 anos da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal). A exposição será aberta na próxima terça-feira (18), às 16h, e segue até o dia 31 de agosto.
A mostra é uma maneira de o Governo, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), homenagear e reconhecer os talentos da cultura alagoana. A abertura contará com apresentações artísticas.
Mestre Egildo Vieira seria reconhecido este ano como Patrimônio Vivo, mas faleceu, no último mês, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele tocava flauta e pífano. Viajou por todo o Brasil levando sua música. Nos seus últimos anos de vida, tornou-se diretor do Conservatório de Música de Piranhas e abrilhantou os eventos como maestro da banda da cidade.
Pedro Teixeira foi educador, folclorista e grande conhecedor da nossa cultura. Ele incentivou a criação de vários grupos de folguedos de Alagoas; escreveu hinos de vários municípios e escolas, como os de Chã Preta e Quebrangulo; e publicou vários livros, como “Folclore: música, dança e torneio”, “Advinhas”, “Pastoril” e “Adivinhações e Superstições”.
A exposição também comemora três décadas da criação da Asfopal, a mais antiga associação de cultura popular em atividade de Alagoas, que reúne grupos de Guerreiro, Pastoril, Baianas, Banda de Pífanos, Maracatu, Taieira, entre outros.
Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, reconhecer nossos artistas e as entidades que preservam e propagam a nossa cultura é uma forma de resgatar e valorizar os nossos mestres que tanto se dedicaram às nossas tradições. “Alagoas é o Estado com maior número de folguedos registrados. Nossa missão é despertar o sentimento de pertencimento do alagoano às manifestações populares da nossa terra”, ressaltou.
O Memorial à República funciona de terça à sexta-feira, das 9 às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h. As escolas e grupos turísticos podem agendar visitas por meio do telefone 3315-7869 ou pelo email [email protected].