Geral

Luciano Huck salva família Murtinho de incêndio

26/08/2015
Luciano Huck salva família Murtinho de incêndio

Luciano

A comemoração do aniversário de 50 anos do diretor Mauro Mendonça Filho, no dia 8 de agosto, quase terminou em uma tragédia.

Segundo a atriz Rosamaria Murtinho, mãe de Maurinho, a família passava a data especial em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, a bordo do iate Phantom. Lá estavam o diretor, sua namorada, mãe, pai, o irmão Rodrigo, as filhas Sophia e Januária, a enteada e a babá das crianças.

Enquanto eles navegavam pela costa, a babá sentiu um cheiro forte de queimado vindo da parte de baixo do barco. “Quando meus filhos Rodrigo e Maurinho foram verificar, perceberam o início do incêndio. Eles pegaram o extintor de incêndio para tentar conter as chamas, mas ele falhou, apesar de estar na data de validade”, disse Rosamaria Murtinho em entrevista ao colunista Leo Dias.

“Tinha colete no barco, mas a gente não pegou. Quando vimos o fogo se alastrando, pulamos no mar e ficamos flutuando com a ajuda daquele macarrão, sabe? O último que deixou o barco foi meu filho Rodrigo, que é arrais (é como se denomina o desportista náutico habilitado a conduzir embarcações de recreio nos limites da navegação interior). Lembro que o Mauro ainda queria tirar o casaco antes de pular na água, mas Rodrigo disse que não ia dar tempo”, explicou.

Em meio aquela cena de desastre, os passageiros começaram a gritar por socorro. Foi nesse momento que Joaquim, o filho de Angélica e Luciano Huck, que pescava na proa do iate de sua família, ouviu os gritos e avisou seu pai. “Ele disse para o Luciano: ‘Papai, tem um pessoal pedindo socorro. Eu acho que é sério’. A embarcação então piscou o farol três vezes, indicando que havia nos visto. Luciano veio de bote e, quando chegou perto, meu filho gritou: ‘Luciano, sou eu, Mauro!’. Ele pulou na água na hora e veio nos salvar. A gente encontrou o São Luciano Huck”, contou a atriz, que na hora pediu para ele priorizar as crianças e aqueles que não sabiam nadar. “Falei para deixar Mauro e eu por último. Mauro foi nadador, e eu aprendi a nadar no mar porque morava na Avenida Atlântica e estava sempre na praia. Falei: ‘Deixem os velhos pro final porque a gente sabe se virar'”, contou.

Ainda de acordo com Rosamaria, a grande sorte da família foi eles terem navegado pela costa de Angra dos Reis. “Foi uma coisa de Deus porque o Rodrigo resolveu passar pela costa e não pelo meio da Baía. Se ele tivesse ido pelo meio da Baía, não encontraríamos o Luciano ancorado ali. Se Joaquim também tivesse pescando em outra parte do barco que não a proa, ele também não teria nos ouvido”, disse a atriz, que só ficou mesmo nervosa no outro dia.

De toda essa situação, Rosamaria disse que tirou uma lição: “A gente brinca que o Maurinho nasceu de novo no seu aniversário”.