Política

Governador promulga novo modelo de gestão do Executivo

11/08/2015
Governador promulga novo modelo de gestão do Executivo

As primeiras 149 páginas do Diário Oficial desta terça-feira (11) – com exceção do expediente, tratam sobre o novo modelo de gestão do Governo de Alagoas. O governador Renan Filho promulgou a Lei Delegada nº 47/2015. Nas palavras de Renan Filho, a lei apresenta “a nova forma de trabalho no governo do Estado”.

Governador promulgou nesta terça-feira (11) o novo modelo de gestão no Poder Executivo (Foto Márcio Ferreira)

Governador promulgou nesta terça-feira (11) o novo modelo de gestão no Poder Executivo (Foto Márcio Ferreira)

Renan Filho declara que, pela primeira vez, o Poder Executivo do Estado de Alagoas faz uma reforma administrativa sem criar qualquer despesa adicional para os cofres públicos. “Ao contrário, ela [a reforma] vai poupar recursos”, afirmou o governador.
Outra marca do novo modo de gerir diz respeito ao corte de cargos comissionados, empreendido desde janeiro. “A máquina estatal será ocupada pelos servidores públicos de carreira, por meio das funções gratificadas. Vamos dar o devido valor ao pessoal da casa, aquele que carrega o serviço público nas costas e faz a administração andar”, explicou Renan Filho.
O sistema de avaliação foi normatizado. “Também é criado um sistema de permanente incentivo, monitoramento e avaliação, para alinhar a qualidade dos gestores aos objetivos estratégicos da administração”, completa o governador.
Para Renan Filho, “não foi preciso reinventar a roda. “Estamos lançando mão de ferramentas de gestão testadas com bons resultados em empresas privadas e mesmo no serviço público. São boas práticas que finalmente Alagoas está incorporando”, avaliou o chefe do Poder Executivo.
Entre as prioridades definidas constam: educação, saúde, segurança pública, desenvolvimento econômico e social. Os princípios da gestão são a ética, a transparência e a proximidade com a população.
Ainda sobre o modelo, Renan Filho avaliou: “Não se trata de mera novidade. O que está começando agora é a mudança, não só de gestão, mas de mentalidade”.