Cidades

Capela: Setor de Órtese e Prótese beneficia usuários do SUS

13/08/2015
Capela: Setor de Órtese e Prótese beneficia usuários do SUS

  fotocapelasaud12

  A parceria entre a prefeitura de Capela, por meio da Secretaria de Saúde, com a Sociedade Pestalozzi de Maceió, tem possibilitado mudança de vida aos usuários do SUS com entrega de órteses e próteses para pessoas vítimas de acidentes de trânsito ou de doenças degenerativas.
Desde 2013, usuários do SUS recebem gratuitamente órteses, próteses e meios de locomoção auxiliares que tiveram partes do corpo amputadas ou que perderam os movimentos de algum membro.
Como informa o secretário de saúde, Alessandro Ramos, a iniciativa do prefeito Eustaquinho Moreira em formalizar a parceria com a Pestalozzi é de grande relevância e tem beneficiado dezenas de pessoas de Capela. “A parceria tem dado certo e vamos continuar oferecendo todo apoio necessário para o programa”.
Para o prefeito Eustaquinho Gomes, a parceria com a Pestalozzi é de grande importância, já que o atendimento ao cidadão com deficiência também inclui o trabalho de reabilitação e o acompanhamento de sua evolução com a realização de exames periódicos. “Vamos manter esse serviço para que possamos oferecer aos usuários do SUS tratamento adequado para cada necessidade física”, assegura.
Girlene de Lima, coordenadora do programa, explica que além das órteses e próteses, os usuários também recebem a prescrição, avaliação, adequação e o acompanhamento. “O programa também visa a reinserção dos pacientes com deficiência a uma vida normal”. Segundo a coordenadora, atualmente são atendidos uma média de 20 pacientes por mês, além dos que já estão cadastrados.
Além de próteses, órteses, muletas e bengalas, o programa também distribui cadeiras de rodas comuns, motorizadas e monoblocos. Estão sendo atendidos crianças e adultos, dentro das necessidades de cada usuário.
O Programa de Prótese e Órtese da Secretaria Municipal de Saúde de Capela possibilita ainda consultas e encaminhamentos nas especialidades de ortopedia, fisioterapia, neuropediatria e fonoaudiologia. Mais