Variedades

Artesãs do Instituto Bordado Filé expõem produtos na 27ª Craft Design

14/08/2015
Artesãs do Instituto Bordado Filé expõem produtos na 27ª Craft Design
filealagoano122

28 artesãs vão apresentar peças com o legítimo bordado de filé alagoano28 artesãs vão apresentar peças com o legítimo bordado de filé alagoano (Arquivo Sebrae)

  O filé é símbolo do artesanato e da tradição de Alagoas, refletindo a história e a cultura do estado. De 13 a 16 de agosto, um pedaço dessa cultura alagoana estará exposto na 27ª Craft Design, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O Instituto Bordado Filé da Região das Lagoas (Inbordal) vai ocupar dois estandes na feira, uma das referências em negócios e tendências na área de decoração e design.
Petrúcia Lopes e Lucinelde Sena vão representar as 28 artesãs que compõem o instituto. Elas vão apresentar peças como porta-guardanapos, jogos americanos, sousplats, passadeiras e palas, todas confeccionadas com o legítimo bordado de filé alagoano.
“A Craft Design é uma feira bastante conhecida e uma referência nesse segmento, então, nossa expectativa é conquistar novos clientes e obter muitas encomendas. Temos desenvolvido vários produtos e novas coleções, por isso estamos ansiosas para que o público conheça nosso trabalho. Acredito que esse é um grande passo para o Inbordal”, ressaltou Petrúcia Lopes, vice-presidente do instituto.
Realizada a cada seis meses, a Craft Design conta com um rigoroso critério de seleção de expositores, permitindo a integração de novos talentos com designers consagrados. Profissionais e empresas dos setores produtivos de móveis, objetos decorativos, artes plásticas e artesanato, entre outros, têm a oportunidade de expor seus produtos inovadores e diferenciados, conquistar novos clientes e ampliar seus canais de distribuição.
“É uma grande oportunidade para elas, não só de conhecer a feira, mas de se sentirem parte de um evento desse porte. Além disso, elas podem ampliar seus mercados e, consequentemente, gerar visibilidade ao Instituto Bordado Filé e aos produtos com identidade alagoana, incentivando a valorização da cultura do estado”, destaca Ana Cristina Moreira, analista da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas.

    A Craft Design

Criada em 2000, a feira é destinada a lojistas, fabricantes, arquitetos, decoradores e outros profissionais do segmento de design, de todo o Brasil e também do exterior, promovendo oportunidade de negócios entre os públicos.
Também preza pelo reconhecimento das origens e identidades culturais dos profissionais, apoiando toda a cadeia de negócios dos segmentos – o que a torna mais um ponto positivo na visibilidade do bordado filé, produzido pelas artesãs há gerações, com dedicação e habilidade.

 Instituto Bordado Filé

O Instituto Bordado Filé da Região das Lagoas (Inbordal), criado em 2014, reúne 28 artesãs alagoanas que recebem ações de consultoria e capacitações, a fim de promoverem o estímulo ao associativismo, desenvolvimento produtivo, formalização e fortalecimento do segmento.
Entre seus parceiros estão Sebrae em Alagoas, Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
O objetivo do Sebrae ao apoiar o grupo é fomentar a prática do artesanato como setor econômico, dando visibilidade à identidade cultural alagoana e promovendo a qualidade de vida das profissionais envolvidoas. Além disso, a proposta visa impulsionar o padrão de qualidade da produção, garantindo destaque às peças regionais.