Geral

Reeducandos têm oportunidade de voltar ao mercado de trabalho

28/07/2015
Reeducandos têm oportunidade de voltar ao mercado de trabalho
Seja como recepcionista, pintor, eletricista e/ou cuidando da limpeza de escolas, o que importa para os reeducandos e o projeto de reinserção no mercado de trabalho é a oportunidade de emprego (Foto: Thiago Sampaio)

Seja como recepcionista, pintor, eletricista e/ou cuidando da limpeza de escolas, o que importa para os reeducandos e o projeto de reinserção no mercado de trabalho é a oportunidade de emprego (Foto: Thiago Sampaio)

Ao chegar na sede do Sistema Nacional de Emprego, o Sine, localizado no bairro de Jaraguá, encontramos Ueverton Ramom, de 24 anos, bem vestido e atendendo com cordialidade as pessoas que solicitam orientação ou estão ali para cadastrar currículo e conseguir uma oportunidade de emprego. O que muitos não sabem é que o jovem é reeducando do sistema prisional e que está, há oito meses, cumprindo pena em regime semiaberto.
Quando questionado sobre o que achava de trabalhar naquele local, Ueverton Ramom comentou que foi a melhor coisa que aconteceu. “É uma oportunidade que eu jamais irei esquecer”, disse. E quem divide o ambiente de trabalho com o jovem confirma a dedicação e responsabilidade que ele tem para com os cidadãos e o órgão.
Assim como Ueverton Ramom, outros 284 detentos estão voltando ao mercado de trabalho através de uma iniciativa para a reintegração social da Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres), que agora também conta com a parceria da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete).
Seja como recepcionista, pintor, eletricista e/ou cuidando da limpeza de escolas, o que importa para os reeducandos e o projeto de reinserção no mercado de trabalho é a oportunidade de emprego. Segundo o secretário do Trabalho e Emprego, Rafael Brito, essa é uma forma eficiente para que esses jovens que cumprem pena se sintam como parte ativa da sociedade.
Ainda há outra vantagem nesse projeto: o corte de gastos. Diante de um cenário financeiro nacional em crise, o governador Renan Filho solicitou ao secretário Rafael Brito um fortalecimento da gestão em relação ao corte de custos.
“Nós trocamos uma despesa mensal de R$ 19,2 mil por uma de R$ 9 mil com pessoas fazendo o mesmo serviço. Então, a primeira demanda foi a demanda da gestão e a segunda foi a demanda social”, comentou o secretário do Trabalho e Emprego.
E o projeto não para por aí. Segundo Rafael Brito, a iniciativa de aproveitar reeducandos em funções de trabalho é executada em poucos órgãos, entretanto, com a parceria da pasta do Trabalho e Emprego, será realizada a ampliação do serviço.
“Ao todo, são dez reeducandos trabalhando conosco, mas nós queremos dobrar esse número. Temos conversado com outros órgãos para que isso aconteça. Na Casal, a ideia já está funcionando. A Educação está começando também, contando com essas pessoas para fazer a limpeza das escolas” pontuou o secretário Rafael Brito.