Geral

Palmares integrará GT de combate à intolerância religiosa do RJ

07/07/2015
Palmares integrará GT de combate à intolerância religiosa do RJ
Presidente da Palmares, Cida Abreu, considera criação do GT um esforço do Estado brasileiro contra a intolerância religiosa (Foto: Felipe dos Santos/FCP)

Presidente da Palmares, Cida Abreu, considera criação do GT um esforço do Estado brasileiro contra a intolerância religiosa (Foto: Felipe dos Santos/FCP)

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Cultural Palmares (FCP), fará parte do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Intolerância e Discriminação Religiosa para a Promoção dos Direitos Humanos (GTIREL) do estado do Rio de Janeiro. A posse do GT, que contará com 44 integrantes, ocorreu na tarde dessa segunda-feira (6), com a presença da presidenta da FCP, Cida Abreu.
O Grupo de Trabalho terá um membro titular e um suplente de 22 representações de segmentos religiosos (além de ateu/agnóstico), grupos e/ou sociedades tradicionais engajadas com a promoção da política de diversidade religiosa, representantes do poder público, acadêmicos, especialistas, organizações de Direitos Humanos e outros membros convidados.
“Este GT simboliza o esforço do Estado brasileiro, em sintonia com o sentimento da sociedade, para construir instrumentos e ações governamentais contra atos de violência e de intolerância religiosa”, afirmou Cida Abreu.
“Queremos desenvolver uma ação integrada e articulada com o conjunto de secretarias e demais órgãos públicos, visando a implementação de políticas públicas comprometidas com a superação das intolerâncias e demais discriminações religiosas”, destacou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Teresa Cristina Cosentino.
O coordenador do GTIREL, Cláudio Nascimento, destacou a importância do GT para a cidade fluminense. “Recompor este grupo, reunindo lideranças de diferentes segmentos religiosos, da sociedade civil e do poder público, mostra que o Estado tem compromisso com a garantia da liberdade religiosa”, afirmou.
A primeira reunião de trabalho do GT será no dia 5 de agosto, às 14h, na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.
Também participaram da cerimônia de posse o coordenador de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Alexandre Brasil Fonseca; os deputados estaduais Carlos MinC e Marta Rocha, o subsecretário de Articulação Institucional da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Tales Boiteux, e a Babá de Umbanda Mãe Flávia Pinto, da Casa do Perdão, entre outros.