Geral

Grêmio vence e afunda Santos na Vila Belmiro

06/07/2015
Grêmio vence e afunda Santos na Vila Belmiro
tricolor-gaucho222

Tricolor Gaúcho chega a cinco vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro (Sergio Barzaghi/Gazeta Press)

A situação do atual campeão paulista se complica mais a cada rodada do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, jogando em casa, onde estava invicto na temporada, o Santos foi engolido pela boa fase do Grêmio e conheceu a terceira derrota seguida na competição.
Por outro lado, com o placar por 3 a 1, o Tricolor Gaúcho alcançou a marca de cinco vitórias seguidas e, com 23 pontos, chega à vice-liderança do Brasileirão. Enquanto isso, o alvinegro praiano, com 10 pontos, entra novamente na zona do rebaixamento por causa dos critérios de desempate em relação ao Goiás, agora o primeiro time fora do Z4.
Neste domingo, a equipe santista parece ter sido contaminada pelo clima frio e nublado e entrou em campo sonolenta. O Grêmio aproveitou o momento e abriu o placar com Pedro Rocha logo aos três minutos de jogo.
Ainda no primeiro tempo, Geuvânio acabou recebendo o segundo cartão amarelo e foi expulso por ter entrado em campo após receber atendimento médico sem autorização do árbitro. Com um a menos, o Peixe sofreu diante dos gremistas, que pareciam jogar em casa.
Na etapa complementar, Galhardo ampliou em mais um gol de boa triangulação e toque de bola da equipe do Rio Grande do Sul. Artilheiro do Campeonato Brasileiro, Ricardo Oliveira ainda chegou aos sete gols e diminuiu o prejuízo dos paulistas, mas não foi o suficiente para evitar a derrota do Peixe. Aos 35, Yuri Mamute ainda marcou o terceiro para alegria dos poucos torcedores gremistas que foram à Baixada Santista e que terminaram o jogo gritando o famoso “olé”.
Na próxima quarta-feira, as duas equipes disputam a 12ª rodada às 19h30. O Santos visita o Goiás, no Serra Dourada. Já o Tricolor Gaúcho vai a Santa Catarina enfrentar a Chapecoense na Arena Condá.

   Gol relâmpago e polêmica

Com a 11ª escalação diferente em 11 rodadas, o Santos demorou para entrar no jogo e acabou pagando cara pelo início sonolento. Confiante e empolgado pelas quatro vitórias seguidas, o Grêmio apertou o Peixe com uma marcação em cima dos zagueiros. E a tática do técnico Roger Machado surtiu efeito.
Logo ao três minutos, Giuliano assustou o goleiro Vanderlei após saída de bola errada dos defensores alvinegros. Em seguida, o mesmo meia recebeu pela direita, limpou a marcação de Caju e enfiou para Luan. David Braz falhou na marcação e Pedro Rocha se antecipou Victor Ferraz para completar o cruzamento já dentro da pequena área: 1 a 0 para os gaúchos aos 4 minutos de jogo.
Dois minutos depois, Luan arriscou de longe e a bola raspou a trave de Vanderlei. O lance gerou muitas críticas das arquibancadas, que já percebiam as dificuldades do Santos em se impor em casa.
Após os 18 minutos, a marcação gremistas já não era mais tão alta e o Peixe passou a ficar mais com a bola em seu pé. Porém, quando parecia que esboçaria uma pressão pela busca do empate, Geuvânio se envolveu em uma polêmica com o árbitro Felipe Gomes da Silva que mudou a história do jogo.
O camisa 11 recebeu um cartão amarelo aos 26 minutos após cometer uma falta no meio de campo. No lance, o jogador precisou sair para receber atendimento médico. Ao retornar para o jogo, Geuvânio roubou a bola do adversário e partiu em direção ao gol. No entanto, o árbitro, alegando que nem ele nem o quarto árbitro autorizaram o retorno do jogador ao campo, deu o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho para o atleta.
A atitude o juiz gerou uma revolta generalizada no banco de reservas santista, porque o árbitro fez um sinal com os braços, pouco antes de Geuvânio entrar no campo. A sequência do jogo mostrou um Santos apático e mais enfraquecido com um jogador a menos e o Grêmio jogando à vontade na Vila Belmiro. Giuliano ainda teve uma grande chance de ampliar ao sair cara a cara com o goleiro Vanderlei, mas, após driblar o camisa 1, foi travado por Caju. No rebote, Douglas isolou.
Assim, sob muitas vaias e protestos dos torcedores presentes, o primeiro tempo terminou 1 a 0 para os visitantes.

    Visitante ‘em casa’

No retorno para o segundo tempo, apesar de Marcelo Fernandes ousar colocando Rafael Longuine no lugar do volante Lucas Otávio, o panorama do jogo não mudou em nada. Tranquilo e consciente da vantagem numérica, o Grêmio voltou melhor mais uma vez e logo aos três minutos ‘jogou um balde de água fria’ nos santistas com mais um gol.
Giuliano infiltrou pelo meio, tabelou com Douglas e serviu Galhardo na direita. O lateral dominou e bateu cruzado, sem chance para Vanderlei. Um belo gol na Vila.
A tarde realmente não era do Peixe. Antes dos 15 minutos, Gabriel sentiu a perna direita e pediu para ser substituído. Marcelo Fernandes escolheu o centroavante Nilson para entrar no jogo e ouviu muitos gritos de “burro” das arquibancadas.
Mesmo assim, o Peixe foi valente e, em um cochilo dos defensores gremistas, diminuiu a vantagem do rival. Thiago Maia recuperou a bola e rolou para Rafael Longuine. O meia deixou Ricardo Oliveira sozinho para marcar seu sétimo gol no Campeonato Brasileiro.
Marcelo Fernandes, então, partiu para o tudo ou nada em busca do empate heroico. Colocou Neto Berola no lugar de Thiago Maia e mandou o time ao ataque mesmo com um homem a menos.
Mas o Grêmio em nenhum momento perdeu a calma e o domínio do jogo. Assim, conteve o ímpeto santista e, aos 35, matou o jogo. Douglas, com muito espaço na entrada da área, colocou Yuri Mamute na cara do gol e o jovem atacante não desperdiçou, batendo por baixo do goleiro Vanderlei para marcar o terceiro gol. Desta forma, o Santos volta à zona de rebaixamento e o Grêmio chega à vice-liderança do Brasileirão.l