Geral

Estudante brasileiro aproveita oportunidade de intercâmbio e joga nos Estados Unidos

06/07/2015
Estudante brasileiro aproveita oportunidade de intercâmbio e joga nos Estados Unidos
EM KANSAS, Lucas Sousa ganha bolsa de estudos que cobre todos os gastos acadêmicos

EM KANSAS, Lucas Sousa ganha bolsa de estudos que cobre todos os gastos acadêmicos

    Natural de São Paulo, Lucas Sousa, 22, mora há três anos anos no kansas (EUA). Joga como meia no time da Universidade Park University localizada em Kansas City, Missouri, aonde cursa International Business (Relações Internacionais).
Em entrevista exclusiva à TRIBUNA DO SERTÃO, Lucas conta como surgiu a ideia de realizar esse intercâmbio. “A oportunidade surgiu através de um amigo que me indicou a uma empresa de intercâmbio esportivo e acadêmico. Por meio do futebol, consegui uma bolsa acadêmica, conciliando o meu sonho de jogar com a necessidade de continuar estudando”, destaca.
A bolsa de estudos cobre todos os gastos acadêmicos. “Eu jamais teria a oportunidade de conciliar o esporte aos estudos no Brasil! Diferente do Brasil, a cultura americana valoriza a formação do cidadão e depois a do atleta”, comemora.
Ele também conta quais são seus próximos objetivos. “Minha prioridade é me formar e, quando isso acontecer, penso em seguir a carreira do futebol, seja no Brasil, Estados Unidos, em qualquer lugar do mundo” , antecipa.
Ele fala como foi a experiência de ter trocado o Brasil pelos Estados Unidos. “Meu primeiro ano aqui foi complicado. Convivi com um futebol muito rápido, de força física, a adaptação teve que ser rápida e intensa, em um time com atletas de todos os lugares do mundo. Não fomos bem, fomos eliminados nas oitavas de final do campeonato regional. Já no segundo ano, tudo foi mais fácil, ganhamos o regional e fomos para a segunda fase do nacional, mas infelizmente fomos eliminados. No meu terceiro ano, ficamos em segundo no regional. E, neste ano, espero ir o mais longe possível”, destaca, comentando que já conquistou um campeonato regional e também alguns prêmios individuais.
Lucas Sousa também conta como tem sido a experiência de estar morando longe da família. “A experiência é boa e ruim ao mesmo tempo. Um país diferente, longe da sua casa, de amigos. Conheço muitos que voltaram, porque não aguentaram a saudade de casa, mas esse é meu sonho é estou trabalhando para que ele seja realizado. Tive que abrir mão de muitas coisas. Quando estou aqui, morro de saudades do Brasil e, quando estou no Brasil, sinto muita falta daqui. É o coração sempre dividido, mas acho que todas as escolhas que fiz estão valendo a pena; foram oportunidades que não aparecem duas vezes. De fato, estou aproveitando”, conclui, otimista.