Geral

Espetáculo apoiado pelo MinC representa o Brasil em Miami

09/07/2015
Espetáculo apoiado pelo MinC representa o Brasil em Miami
Br Trans representa o Brasil no International Hispanic Theatro Festival of Miami (Foto: Divulgação)

Br Trans representa o Brasil no International Hispanic Theatro Festival of Miami (Foto: Divulgação)

Com incentivo do Ministério da Cultura, por meio de sua Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC) e da Funarte (Fundação Nacional de Artes), o espetáculo BR Trans é um dos que representam o Brasil no International Hispanic Theatro Festival of Miami (EUA). O Festival começa hoje (09) e acolhe apresentações de diversas partes da América Latina e Europa até o dia 26 de julho.
No Brasil, o espetáculo entrará em cartaz a partir do dia 05 de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. O apoio de MinC e Funarte se deu por meio da Bolsa de Interações Estéticas.
A Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura contemplou 52 trabalhos com bolsas de R$ 50 mil em sua última edição, realizada em 2012. Desde 2010, o programa investiu cerca de R$ 11 milhões em 357 artistas. O Br Trans conta com a parceria do Pontão de Cultura Somos, de Porto Alegre (RS), que tem um intenso trabalho de comunicação e arte, voltado para transformação e a quebra de paradigmas sociais ligadas às temáticas de gênero e sexualidade.
O espetáculo está em circulação desde 2013 e já passou por 25 cidades de dez diferentes estados e contabiliza vários prêmios em mostras e festivais. “A obra faz um paralelo entre histórias de vida de travestis e de transexuais do nordeste e do sul do País, costurando narrativas que se inscrevem e se misturam às suas memórias pessoais, resultando em um espetáculo encarado pelo artista como um instrumento de transformação social e mudança de paradigmas”, ressaltou Sandro Ka, coordenador de cultura do Pontão de Cultura Somos. Sandro também integrou o Comitê LGBT da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural/MinC.
O projeto faz parte de uma pesquisa sobre o universo das travestis e transformistas em duas vertentes, sendo a primeira voltada para a utilização do teatro como instrumento de transformação social e a segunda direcionada para relação existente entre ator e transformista.