Geral

Sesau realiza curso de atualização do Sistema de Informação de Mortalidade

17/06/2015
Sesau realiza curso de atualização do Sistema de Informação de Mortalidade
Curso de atualização sistema mortalidade (Foto: Carla Cleto)

Curso de atualização sistema mortalidade (Foto: Carla Cleto)

Para ampliar a qualificação dos dados referentes à saúde em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza nos dias 16, 17 e 18, um curso de atualização do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).
Representantes de 27 cidades do estado se reuniram para definir o evento. Essa reunião aconteceu no auditório Artur Ramos, na sede da Sesau, em Jaraguá. De acordo com a técnica responsável pelo sistema, Maria Augusta Cardoso, o SIM foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e é essencial para a construção de análises da saúde e para a construção de políticas públicas.
A utilização de dados confiáveis é primordial para que os gestores possam identificar os principais desafios encontrados pelos usuários do Sistema Único de Saúde e também para o planejamento de políticas de assistência eficazes”, ressaltou Maria Augusta.
Ao longo do curso serão realizadas apresentações do sistema e feita análises de casos. “A capacitação é feita em cima de modelos reais, possibilitando uma maior familiaridade com o SIM e um maior aproveitamento das informações pelos participantes”, destacou.