Geral

Samu e Corpo de Bombeiros asseguram atendimento pré-hospitalar com agilidade

30/06/2015
Samu e Corpo de Bombeiros asseguram atendimento pré-hospitalar com agilidade
Segundo o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, o atendimento realizado pelo Samu e Corpo de Bombeiros tem a vantagem de ser rápido e isso ajuda a reduzir sequelas de um acidente grave (Foto: Arnaldo Santtos)

Segundo o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, o atendimento realizado pelo Samu e Corpo de Bombeiros tem a vantagem de ser rápido e isso ajuda a reduzir sequelas de um acidente grave (Foto: Arnaldo Santtos)

Enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi normatizado em 2003 para prestar atendimento de urgência e emergência, o Corpo de Bombeiros (193) já existe desde o império, quando o Imperador D. Pedro II, assinava o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio.
Com a implantação do Samu, os dois órgãos passaram a atuar em conjunto para salvar vidas, embora ambos tenham algumas diferenciações no atendimento à população. Criado para que o nível de resposta do sistema de saúde às urgências e emergências fosse mais eficiente, o Samu tem como finalidade assegurar o atendimento pré-hospitalar à população, realizando atendimento clínico nos casos graves como Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, hipertensão arterial, entre outros agravos.
Deve ser acionado, ainda, para socorrer vítimas de acidentes de automóvel, motocicletas ou bicicletas; na ocorrência de espancamento; em caso de tentativa de suicídio; na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios e quadros infecciosos; em casos de trauma, intoxicação ou queimaduras.
O serviço, que pode ser acionado também por meio do telefone 192, atende a pacientes com quadros infecciosos; em trabalho de parto; em crises hipertensivas (pressão alta); em casos de hipoglicemia (baixa taxa de glicose no sangue); em acidentes com produtos químicos perigosos; e na transferência de pacientes graves de uma unidade hospitalar para outra, com a autorização do médico regulador.
“A principal vantagem do atendimento pré-hospitalar, que é realizado tanto pelo Samu como pelo Corpo de Bombeiros, é que os profissionais chegam ao local do acidente rápido. Com isso, o paciente é estabilizado clinicamente e conduzido para a unidade hospitalar mais próxima”, explicou o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, ao destacar que, com isso, é possível reduzir sequelas de um acidente grave.

Corpo de Bombeiros

Já o Corpo de Bombeiros, que atende por meio do telefone 193, é o responsável pelo controle e execução dos serviços de prevenção, combate a incêndio, salvamento de pessoas em mares e lagoas, perícia de incêndio, resgate e atividades de Defesa Civil e também atendimento pré-hospitalar.
Além disso, realizam um trabalho nas praias, como salva-vidas e observadores do mar. Também analisam a segurança de projetos e fazem vistorias de obras de construção civil, busca e salvamento de pessoas em matas e florestas, auxiliam na captura de animais e monitoram a derrubada legal de árvores.

Parceria

No serviço pré-hospitalar e, especialmente em acidentes graves com automóveis, tanto o Samu como o Corpo de Bombeiros devem ser acionados imediatamente. Mas, somente o Corpo de Bombeiros tem equipamentos adequados para resgatar a vítima de ferragens. Depois de feito esse serviço, o acidentado é encaminhado a uma ambulância ou ao serviço aeromédico para que seja conduzido para um hospital mais próximo.
“É de grande importância a parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Samu, pois são duas instituições de grande relevância e de confiança da população, resultando em uma maior qualidade no serviço prestado à sociedade”, destacou o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel Adriano Amaral.
Ele destacou também que o serviço de atendimento pré-hospitalar, área também atendida pelo Samu, ocorre de maneira integrada, pois o Corpo de Bombeiros atende tanto as vítimas de traumas e acidentes que exijam procedimentos especializados em salvamento, por exemplo, o atendimento de uma vítima presa às ferragens do automóvel, como o atendimento de suporte básico. Naquelas ocorrências que exijam à presença do médico, o Samu deverá ser acionado.