Geral

Por que o Campeonato Russo passa na TV brasileira e o futebol feminino, não?

16/06/2015
Por que o Campeonato Russo passa na TV brasileira e o futebol feminino, não?
Marta, nossa estrela maior, joga na Liga dos Campeões da Europa, e você provavelmente nunca assistiu a uma partida dela lá – Foto: blogdagente.com

Marta, nossa estrela maior, joga na Liga dos Campeões da Europa, e você provavelmente nunca assistiu a uma partida dela lá – Foto: blogdagente.com

Por que o Campeonato Russo passa na TV brasileira e o futebol feminino não?
Copa do Mundo feminina escancarou o quanto a tv brasileira ignora o futebol das mulheres
A Copa do Mundo Feminina da Fifa escancarou o quanto a televisão brasileira ignora o futebol das mulheres. Apenas a estatal TV Brasil transmitiu os jogos da seleção, na primeira fase, em sinal aberto. Cenário da completa má vontade em relação à modalidade no Brasil.
As brasileiras são duas vezes vice-campeãs olímpicas, têm um vice mundial. Nossa principal jogadora, Marta, já foi eleita por cinco vezes a melhor do mundo pela Fifa. E aí? Na TV por assinatura, que conta hoje no Brasil com mais de 10 canais esportivos, elas perdem em espaço para dezenas de outros eventos.
Quantas pessoas você conhece e se importam realmente com competições menores de tênis? Com jogos dos atletas brasileiros no Shakhtar Donetsk? Com o Campeonato Russo? Alguém acorda às sete da manhã de um domingo para ver um duelo imperdível do CSKA?
Mas Ucrânia, Rússia e as competições menores de tênis estão lá, todas as semanas, na TV por assinatura. Assim como várias categorias de automobilismo, da F1 à base. Tem o vôlei da Liga Mundial, do Grand Prix, da Superliga, do Campeonato Italiano, do torneio europeu.
O basquete vai da NBA ao NBB, passando pela liga espanhola e também pelo continental na Europa. O futebol masculino na televisão brasileira tem da Copa do Mundo à quarta divisão do Paulistão. E o futebol feminino? Migalhas. Um campeonato nacional de três meses foi exibido pelo Fox Sports no ano passado, só.
A seleção brasileira passou a primeira fase da Copa do Mundo Feminina inteira tendo jogos exibidos apenas pela TV Brasil e pelo canal fechado SporTV2. Nem sequer o canal principal foi destinado ao time de Marta e cia. A exposição de Irã 0 x 0 Nigéria, na Copa de 2014, foi com certeza maior.
Marta, nossa estrela maior, joga na Liga dos Campeões da Europa, e você provavelmente nunca assistiu a uma partida dela lá. Raras foram as vezes que os telespectadores puderam ver. Fica a deixa para quem tem espaço na grade e não usa.