Geral

Plano de ação integra Atenção Básica e Vigilância em Saúde

25/06/2015
Plano de ação integra Atenção Básica e Vigilância em Saúde
ofic44222

Sesau iniciou a cooperação técnica no último dia 17 de junho, em Rio Largo, município-piloto (Foto: Olival Santos)

A integração da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde faz parte do plano de ação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para 2015. A meta é fortalecer a Atenção Primária como ordenadora do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da reversão de indicadores relacionados à Aids, Tuberculose, Hanseníase, Leishmaniose, Hepatites e Sífilis.

A Sesau iniciou a cooperação técnica no último dia 17 de junho, em Rio Largo, que é o município-piloto para a medida que visa garantir o apoio do Estado ao município. A cooperação vai passar ainda pelos municípios de Murici, União dos Palmares, Atalaia, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.
“A novidade está em atuar de forma articulada”, informou a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha. Segundo ela, a iniciativa garante um melhor cuidado com a saúde da população. “Esse é o momento de estar junto com o município para identificar as necessidades e traçar estratégias acerca dos agravos que têm impacto na saúde da população”, pontuou.
Ainda de acordo com Cristina Rocha, o processo de cooperação passa por uma reunião inicial de integração, caracterização de problemas e intervenções, visita às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e reunião final com encaminhamentos e compromissos do município e do Estado.

Encaminhamentos – Em Rio Largo, a técnica estadual responsável pela Vigilância em Saúde, Ednalva Araújo, informou que a ideia do plano de ação é que a Atenção Básica desenvolva os programas das doenças prioritárias, sendo essa a necessidade e a importância da integração.
Alguns pontos destacados pela técnica de Sesau, no município de Rio Largo, foi a construção de um fluxo para realização da baciloscopia, que é um método de diagnóstico da tuberculose. Também foram encaminhados para que fossem avaliados o grau de capacidade física dos pacientes com casos de hanseníase já no momento do diagnóstico, evitando assim a invalidez.
Ednalva apontou ainda que os 64 comunicantes identificados em Rio Largo – aquelas pessoas que convivem com o caso de hanseníase – fossem avaliados para verificar a suspeita da doença. Isso porque o diagnóstico precoce e o rápido tratamento são as medidas eficazes e preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS).
Para atender ao objetivo do MS, outra estratégia adotada foi que o laboratório privado de Rio Largo, que possui convênio para o SUS, cumpra as normas estabelecidas. “O ajuste vai atender a demanda para a efetiva agilidade nos resultados de exames para tuberculose e demais doenças de notificação compulsória”, completou Ednalva.
Também o número de casos de sífilis, no período de 2010 a 2015, foram levantados e também identificados os locais de residência pelo Programa Saúde da Família (PSF). “A orientação é para a busca ativa. Assim certificamos o tratamento da criança e da gestante, além de garantir o seu acompanhamento e o desenvolvimento”, explicou a técnica da Sesau.
No município já existem profissionais capacitados para o teste rápido de HIV e sífilis. No entanto, como o serviço não está sendo ofertado, o Estado vai realizar uma atualização com os profissionais e ainda existe a proposta de que o serviço seja ampliado para outras unidades. “Esse serviço é imprescindível para iniciar o tratamento da gestante com sífilis e ainda em todo paciente com tuberculose deve ser realizado o teste de HIV”, encerrou.